Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3359
Tipo: TCC
Título: Práticas de leitura e escrita nas séries iniciais
Autor(es): Bulhões, Lúcia de Fátima Farias de
Primeiro Orientador: Sobreira, Jéssica Lobo
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de investigar as práticas de leitura e escrita nas séries iniciais percebidas pelas professoras e alunos no cotidiano escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. Aperfeiçoar meios de conhecimentos mais dinâmicos e coerentes com ás novas metodologias para que o discente se interesse, abrangendo práticas inovadoras com acervos tecnológicos, pesquisas, produção de texto dentre outros. Como principais contribuições teóricas, ALMEIDA (2006), CAGLIARI (1994), CARVALHO (2002; 2004), DELMANTO (2001), FREIRE (1998), KLEIMAN (1993), KOCH (2016), VYGOTSKY (1987; 1998) entre outros. Por meio da análise documental e realização de questionários e entrevistas com os professores atuantes no campo de pesquisa, o estudo revelou que as práticas de leitura e escrita nas séries iniciais: estratégias e experiências. Em linhas gerais, a pesquisa buscou identificar por que uns alunos aprendem com tanta facilidade sobre determinado assunto, enquanto outros não compreendem ou avançam lentamente? E como agir de maneira positiva sobre as dificuldades, de forma a fazer acontecer a aprendizagem de fato e com qualidade? Trata-se aqui não de uma análise sobre os déficits, mais de uma reflexão textual sobre as práticas de leitura e escritas apresentadas pelos alunos, que necessariamente não se encontram definidas, sendo necessário vivenciá-las no meio educacional e social.
Abstract: The present research had the objective to investigate the reading and writing practices in the initial grades: strategies and experiences perceived by the teachers and students in the school routine in the initial grades of elementary school. To improve means of knowledge that are more dynamic and coherent with the new methodologies so that the student is interested, covering innovative practices with technological collections, research, production of text among others. As a main theoretical contribution, ALMEIDA (2006), CAGLIARI (1994), CARVALHO (2002; 2004), DELMANTO (2001), FREIRE (1998), KLEIMAN (1993), KOCH (2016), VYGOTSKY. Through the documentary analysis and the accomplishment of questionnaires and interviews with the teachers working in the field of research, the study revealed that the reading and writing practices in the initial grades: strategies and experiences. In general, the research sought to identify why some students learn so easily about a subject, while others do not understand or advance slowly? And how to act positively on the difficulties, in order to make learning happen in fact and with quality? This is not an analysis of the deficits, more of a textual reflection on the reading and writing practices presented by the students, which are not necessarily defined, and it is necessary to experience them in the educational and social environment.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Estratégias de leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3359
Data do documento: 21-Jul-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFFB15082017.pdf624,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.