Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33591
Tipo: TCC
Título: Espontaneidade e sistematização na prática do passo : a atividade do Coletivo Pé de Frevo em João Pessoa.
Título(s) alternativo(s): Spontaneity and systematization in the practice of the step: the activity of the Coletivo Pé de Frevo in João Pessoa.
Autor(es): Martins, Olga Sorrentino
Primeiro Orientador: Vicente, Ana Valéria Ramos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar transformações causadas pelo Coletivo Pé de Frevo nas atividades de seus integrantes relacionadas a frevo, investigando a relação entre o ensino de arte e a prática artística, com base no materialismo histórico-dialético. Podemos considerar que ao longo do século XX surgiram várias propostas novas de especialização da dança, destacando a sistematização do frevo por Nascimento do Passo. O Coletivo Pé de Frevo se caracteriza como um ambiente de ensino não-formal e tem sua prática estruturada a partir da abordagem de ensino de frevo proposta por Valéria Vicente, que coordena o Coletivo. A pesquisa contribui com a documentação de parte da história do frevo e do seu ensino em João Pessoa e com a reflexão sobre a relação entre ensino e prática. A pesquisa adota abordagem qualitativa, envolvendo análise de portfólio do Coletivo Pé de Frevo, aplicação de questionário, realização de grupo focal e revisão bibliográfica. A conclusão é que a participação no coletivo transformou a consciência e o envolvimento dos indivíduos nas atividades de frevo ao longo do ano.
Abstract: This work aims to identify transformations caused by the Coletivo Pé de Frevo in the activities of its members related to frevo, investigating the relationship between art education and artistic practice based on historical-dialectical materialism. Throughout the 20th century, several new specialization proposals in dance emerged, highlighting the systematization of frevo by Nascimento do Passo. The Coletivo Pé de Frevo is characterized as a non-formal teaching environment, with its practice structured around the frevo teaching approach proposed by Valéria Vicente, who coordinates the Collective. This research contributes to documenting part of the history of frevo and its teaching in João Pessoa and reflects on the relationship between education and practice. The research adopts a qualitative approach, involving analysis of the Coletivo Pé de Frevo’s portfolio, the application of a questionnaire, conducting focus group, and literature review. The conclusion is that participation in the collective transformed individuals' awareness and engagement in frevo activities throughout the year.
Palavras-chave: Dança (Licenciatura)
Dança - Ensino não-formal
Coletivo Pé de Frevo - João Pessoa, PB
Frevo - Dança
Materialismo histórico-dialético
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33591
Data do documento: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OSM14112024.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons