Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33592
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS, AÇÕES E CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO EDUCATIVO |
Autor(es): | Graciliano, Angélica Cardoso |
Resumo: | O presente artigo teve por objetivo analisar a relação entre família e escola no contexto da pandemia da covid-19, quanto a seus dilemas e desafios, mas também no que tange às ações e contribuições oferecidas ao processo educativo. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, configurou-se exploratória quanto aos objetivos e no que se refere aos procedimentos adotados, adotou princípios do estudo de caso. Envolveu ainda pesquisas bibliográficas, além da aplicação de questionário com professores, estudantes e familiares de uma escola do município de Solânea-PB, procurando compreender as formas de mediação escola-famíliaescola; os modos de realização e acompanhamento das atividades escolares; as dificuldades vivenciadas no contexto do ensino remoto; o acesso, o manuseio e a mediação educativa através das tecnologias, etc. As análises e reflexões desenvolvidas sobre essas questões, fundamentaram-se em autores como Vigotsky, Freire, Bourdieu, Lahire Zago, Nogueira, Romanelli, etc.; e em marcos legais da área da educação ou correlatas (constituição, LDB/1996, Plano Nacional da educação, Lei Federal nº 14.040/2020, etc.). Os resultados da pesquisa foram com eles confrontados e as reflexões desenvolvidas nos levaram à compreensão de que os desafios da relação família e escola foram muitos no período de maior força da pandemia e continuarão sendo no pós-pandemia. Na verdade o que vimos foi que essa interação quase não existiu, com exceção das interações em ocasiões de recolhimento das atividades impressas e das cestas básicas que substituíram a merenda escolar. Quanto a aprendizagem dos estudantes no ensino remoto vimos perspectivas diferenciadas, na visão dos pais ela não teria ocorrido efetivamente, já na visão de alunos e professora, apesar de todas as dificuldades enfrentadas neste período, a aprendizagem teria ocorrido. O desafio agora é: fortalecer e estreitar os laços com as famílias, no período do pós-pandemia, através de ações concretas de parceria e que visem minimizar os impactos sociais, educativos e emocionais provocados pela pandemia e que repercutiram na aprendizagem dos alunos; valorizar e fortalecer a formação docente para que este faça uso das ferramentas digitais e tecnólogicas em favor da ampliação do repertório cultural e do conhecimento dos estudantes e do estreitamento de laços com as famílias. |
Abstract: | This article aimed to analyze the relationship between family and school in the context of the covid-19 pandemic, regarding its dilemmas and challenges, but also regarding the actions and contributions offered to the educational process. The research had a qualitative approach, it was exploratory in terms of objectives and with regard to the procedures adopted, it adopted the principles of the case study. It also involved bibliographical research, in addition to the application of a questionnaire with teachers, students and family members of a school in the municipality of Solânea-PB, seeking to understand the forms of school-family-school mediation; the ways of carrying out and monitoring school activities; the difficulties experienced in the context of remote education; access, handling and educational mediation through technologies, etc. The analyzes and reflections developed on these issues were based on authors such as Vigotsky, Freire, Bourdieu, Lahire Zago, Nogueira, Romanelli, etc.; and in legal frameworks in the area of education or related areas (constitution, LDB/1996, National Education Plan, Federal Law nº 14.040/2020, etc.). The research results were compared with them and the reflections developed led us to understand that the challenges of the family and school relationship were many in the period of greatest strength of the pandemic and will continue to be in the postpandemic period. In fact, what we saw was that this interaction almost didn't exist, with the exception of interactions in occasions of collection of printed activities and food baskets that replaced school lunches. As for students' learning in remote education, we saw different perspectives, in the parents' view it would not have occurred effectively, whereas in the view of students and teacher, despite all the difficulties faced during this period, learning would have occurred. The challenge now is: to strengthen and strengthen ties with families, in the postpandemic period, through concrete partnership actions aimed at minimizing the social, educational and emotional impacts caused by the pandemic and which had repercussions on student learning; value and strengthen teacher training so that they make use of digital and technological tools in favor of expanding the cultural repertoire and knowledge of students and strengthening ties with families. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Ensino remoto Família e escola Desafios e contribuições. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33592 |
Data do documento: | 12-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANGÉLICA CARDOSO GRACILIANO.pdf | 462,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.