Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33597
Tipo: | TCC |
Título: | Residência pedagógica : a experiência de uma professora de música como preceptora. |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical residency: the experience of a music teacher as a preceptor. |
Autor(es): | Souza, Wellington de Jesus |
Primeiro Orientador: | Santos, Carla Pereira dos |
Resumo: | Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa de Conclusão de curso, que teve como foco olhar para o Programa Residência Pedagógica da UFPB a partir da perspectiva da professora preceptora. Nessa direção, a pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar a percepção da professora de música da Escola X sobre sua participação como preceptora no Programa Residência Pedagógica. Como objetivos específicos busquei: compreender e analisar como a professora de música da escola X percebe a influência da Residência Pedagógica na sua atuação e práticas educativo musicais; identificar, a partir da percepção da professora, as metodologias utilizadas por ela antes e depois do contato com a Residência Pedagógica; compreender o significado do programa RP para a formação e práticas da professora. Na revisão bibliográfica realizei um levantamento de publicações que tratavam da Residência Pedagógica, e na fundamentação teórica, busquei caracterizar o programa. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, realizada com a preceptora do núcleo de música do programa. Através da análise dos dados obtidos, foi possível compreender que o Programa Residência Pedagógica foi essencial para a transformação da professora em sua atuação e práticas educativas musicais, proporcionando uma reavaliação de suas metodologias, estimulou a adoção de novas abordagens pedagógicas. Portanto, representando uma ferramenta de renovação profissional, promovendo uma educação musical mais inclusiva e envolvente. |
Abstract: | This work presents the results of a course conclusion research, which focused on examining the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFPB from the perspective of the supervising teacher. The overall objective of the research was to understand and analyze the perception of the music teacher from School X regarding her participation as a preceptor in the Pedagogical Residency Program. The specific objectives were: to understand and analyze how the music teacher from School X perceives the influence of the PRP on her teaching practices and educational approaches to music; to identify the methodologies used by the teacher before and after her involvement with the PRP; and to understand the significance of the PRP for the teacher’s development and practices. In the literature review, I conducted a survey of publications related to the Pedagogical Residency Program, and in the theoretical framework, I aimed to characterize the program. Data were collected through a semi-structured interview with the music preceptor of the program. The analysis of the data revealed that the Pedagogical Residency Program was essential in transforming the teacher's professional performance and educational practices in music, leading to a reevaluation of her methodologies and encouraging the adoption of new pedagogical approaches. Thus, the program represented a tool for professional renewal, promoting a more inclusive and engaging music education. |
Palavras-chave: | Música (Licenciatura) Residência pedagógica - UFPB Ensino de música Música - Formação docente |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33597 |
Data do documento: | 6-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WJS15112024.pdf | 941,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons