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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Paula dos-
dc.date.accessioned2025-02-18T15:30:20Z-
dc.date.available2025-02-18T15:30:20Z-
dc.date.issued2019-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33599-
dc.description.abstractThis final course work aimed to analyze the pedagogical practices of storytelling developed in the supervised internship of Early Childhood Education and its relationship with fields of experience based on the National Common Curricular Base – BNCC. The choice of this theme arose from our experience in the supervised internship III, carried out in a school in the city of Solânea-PB, where we had the opportunity to observe and develop pedagogical activities in Early Childhood Education. Furthermore, this issue drew attention, as we understand the relevance of this pedagogical practice in the Early Childhood Education curriculum, since, in the readings and discussions of the Supervised Internship III discipline, we realized the importance of more interactive work with young children, in order to lead them to get to know children's literature and encourage them to enjoy reading through storytelling and retelling. These reflections were guided by authors such as Raquel Villardi, Fanny Abramovich, and Faria, who reveal the importance of storytelling at this stage of Basic Education. As for the approach, the research, qualitative and exploratory in nature, adopted principles and procedures of action research and had as its main instruments participant observation and the didactic sequence. Regarding the results, they indicated an approximation of the teaching and learning proposals that the BNCC presents through the fields of experience, as well as the experience of the six learning rights: to live together, to play, to participate, to explore, to express oneself, and to know oneself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-18T15:30:20Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANA PAULA DOS SANTOS 2019.pdf: 884073 bytes, checksum: c59bfb5e70b4ac2cd1087f04d25f35f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-18T15:30:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ANA PAULA DOS SANTOS 2019.pdf: 884073 bytes, checksum: c59bfb5e70b4ac2cd1087f04d25f35f5 (MD5) Previous issue date: 2019-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectBase nacional comum curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectCampos de experiênciaspt_BR
dc.titleA contação de histórias na educação infantil e sua relação com campos de experiências da BNCCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Helen Halinne Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3392172936390773pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de contação de histórias desenvolvidas no estágio supervisionado da Educação Infantil e a sua relação com campos de experiências pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A escolha deste tema surgiu da nossa experiência no estágio supervisionado III, realizado em uma escola do município de Solânea- PB, onde tivemos a oportunidade de observar e desenvolver atividades pedagógicas na Educação Infantil. Ademais, essa problemática chamou atenção, por entendermos a relevância dessa prática pedagógica no currículo da Educação Infantil, visto que, nas leituras e discussões da disciplina de Estágio Supervisionado III, percebemos a importância de um trabalho mais interativo com crianças pequenas, de modo a levá-las a conhecer a literatura infantil e a incentivá-las ao gosto pela leitura por meio da contação e do reconto de histórias. Essas reflexões foram norteadas por autores como: Raquel Villardi, Fanny Abramovich, Faria, que revelam a importância da contação de histórias nessa etapa da Educação Básica. Quanto à abordagem, a pesquisa, qualitativa, de caráter exploratório, adotou princípios e procedimentos da pesquisa-ação e teve como principais instrumentos a observação participante e a sequência didática. No que se refere aos resultados, eles indicaram uma aproximação das propostas de ensino e aprendizagem que a BNCC apresenta por meio dos campos de experiências, bem como a vivência dos seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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