Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33600
Tipo: TCC
Título: Histórias dançadas : um guia teórico-prático de dança para professores(as) da educação infantil.
Título(s) alternativo(s): Danced stories: a theoretical-practical dance guide for early childhood education teachers.
Autor(es): Lopes, Yasmin Bittencourt
Primeiro Orientador: Boaventura, Michelle Aparecida Gabrielli
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo explorar a contação de histórias como estratégia pedagógica no ensino de dança na Educação Infantil, voltado principalmente para crianças de 4 a 5 anos, podendo ser utilizada por todos os professores/as e não somente os/as profissionais licenciados/as em Dança. Com a minha experiência pessoal como bailarina e professora desde os 16 anos, unindo aos conhecimentos que adquiri na Licenciatura em Dança, pensei em uma estratégia de ensino que alia ludicidade e conhecimentos, inspirada em vivências que tive na dança como aluna e professora. A partir de uma pesquisa qualitativa e revisão de literatura, este estudo propõe a criação de um guia teórico-prático intitulado “Histórias Dançadas: um guia sobre a contação de histórias como recurso pedagógico nas aulas de dança”, com orientações didáticas para professores/as de dança e pedagogos/as. O foco está em auxiliar os/as educadores/as a desenvolver um ambiente de aprendizagem saudável, leve e divertido para aulas de dança, utilizando a contação de histórias como recurso para estimular o desenvolvimento infantil. A pesquisa reforça a importância de práticas pedagógicas que respeitem a individualidade e o imaginário das crianças, garantindo o desenvolvimento de suas habilidades físicas, psicológicas e emocionais de forma saudável e criativa.
Abstract: The aim of this Final Paper is to explore storytelling as a pedagogical strategy applied to the teaching of dance in Early Childhood Education, primarily aimed at children aged 4 to 5 years. This approach can be utilized by all teachers, not just those with a degree in Dance. Drawing from my personal experience as a dancer and teacher since the age of 16, combined with the knowledge I acquired in my Dance Education degree, I thought of a teaching strategy that merges playfulness and knowledge, inspired by my experiences in dance as both a student and a teacher. Based on qualitative research and a literature review, this study proposes the creation of a theoretical-practical guide entitled “Danced Stories,” which includes teaching guidelines for dance educators and pedagogues. The focus is on helping educators create a healthy, light, and fun learning environment for dance classes, using storytelling as a resource to stimulate child development. The research reinforces the importance of pedagogical practices that respect children's individuality and imagination, ensuring the healthy and creative development of their physical, psychological, and emotional abilities.
Palavras-chave: Dança (Licenciatura)
Contação de histórias
Dança - Ensino - Educação infantil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33600
Data do documento: 4-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YBL18112024.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons