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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3362
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Cosmo Matias-
dc.date.accessioned2018-02-05T14:11:25Z-
dc.date.available2016-07-26-
dc.date.available2018-02-05T14:11:25Z-
dc.date.issued2016-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3362-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to investigate contributions and limitations of the use of GeoGebra software in solving mathematical modeling of problems of the type function Affine. As a theoretical framework, we use the concept of Mathematical Modeling presented by Biembengut and Hein (2000). For research, the methodology was exploratory, about to data collection it was part of an experimental study and on the analysis of data collected we classified as qualitative. The development of the research was subdivided into 4 phases, namely: Phase 1 - bibliographical survey; Phase 2 - Development of activity; 3rd phase - didactic intervention in school; Phase 4 - Evaluation of the proposal. For didactic intervention, we chose two classes of the 1st year of high school and the mathematics teacher of the classes of a state school of high school Mamanguape Valley. We adapted of the textbook adopted in the reference school a problem situation to be modeled by a function of type Affine. The proposal was applied in two groups, one using GeoGebra and the other not, then the room interventions, interviewed the teacher. Both groups were shown to be excited during the development of the intervention, since the situation problem proposal is part of their daily lives, as suggested by the Mathematical Modeling. However, we also found that GeoGebra enables the modeling problem faster situation allowing students to engage with the problem devoting more time to the analysis than the calculations, but the proposal presented limitation using two decimal values. The result of the interventions was reaffirmed by the perception of the teacher as potential with Geogebra and reveals an effective resource for learning and Mathematical Modeling.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-02-05T14:11:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CMG26072016.pdf: 2318605 bytes, checksum: 6a44ae4c210498e3d75263cace51e75a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T14:11:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CMG26072016.pdf: 2318605 bytes, checksum: 6a44ae4c210498e3d75263cace51e75a (MD5) Previous issue date: 2016-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectAmbiente de Geometria Dinâmicapt_BR
dc.subjectFunção afimpt_BR
dc.subjectMathematic modelingpt_BR
dc.subjectDynamic Geometry Environmentpt_BR
dc.subjectAffine Functionpt_BR
dc.titleModelagem Matemática com o GeoGebra: possibilidades e limitações para o estudo de função afim no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.description.resumoO principal objetivo desse trabalho é investigar contribuições e limitações da utilização do software GeoGebra na resolução de problemas de Modelagem Matemática de Função Afim. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de Modelagem Matemática apresentado por Biembengut e Hein (2000). Para a investigação, a metodologia de pesquisa utilizada quanto aos objetivos foi de caráter exploratório, com relação a coleta de dados enquadra-se como estudo experimental e quanto à análise dos dados coletados classificamos em qualitativa. O desenvolvimento da pesquisa foi subdivida em 4 fases, a saber: 1ª fase – Levantamento bibliográfico; 2ª fase – Elaboração da atividade; 3ª fase – Intervenção didática na escola; 4ª fase – Avaliação da proposta. Para a intervenção didática escolhemos duas turmas do 1º ano do Ensino Médio e o professor de Matemática das turmas de uma Escola Estadual do Ensino Médio do vale do Mamanguape. Adaptamos do livro didático adotado na escola de referência uma situação problema possível de ser modelada por uma função do tipo Afim. A proposta foi aplicada em duas turmas, uma utilizando-se do GeoGebra e a outra não. Em seguida às intervenções em sala, entrevistamos o professor. Ambas as turmas mostraram-se empolgadas durante o desenvolvimento da intervenção, uma vez que a situação problema proposta faz parte de seu cotidiano, como sugere a Modelagem Matemática. No entanto, constatamos também que o GeoGebra possibilita a modelagem da situação problema de forma mais rápida permitindo os alunos se envolverem com o problema dedicando mais tempo às análises do que aos cálculos, mas apresentou limitação na apresentação de valores acima de duas casas decimais. O resultado das intervenções foi reafirmado pela percepção do professor quanto à potencialidade da proposta com o GeoGebra e revela um recurso eficaz para a aprendizagem e para Modelagem Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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