Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3363
metadata.dc.type: TCC
Title: Geometria dinâmica e figuras geométricas: uma investigação das propriedades do quadrado e do cubo com alunos e professores da escola básica
metadata.dc.creator: Azevêdo, Melquisedec Anselmo da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Cibelle de Fátima Castro de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar potencialidades da utilização do GeoGebra na exploração do quadrado e do cubo por meio das propriedades geométricas. A pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: como a Geometria Dinâmica pode contribuir para a exploração de figuras geométricas pelos estudantes por meio de suas propriedades? Para tanto, foi elaborado e aplicado uma sequência de atividades realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no bairro Epitácio Madruga na cidade de Itapororoca – PB, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Também realizamos duas entrevistas com o professor, uma antes e outra depois da intervenção com alunos. Aplicamos um questionário diagnóstico antes da utilização do GeoGebra e após o desenvolvimento das atividades com os alunos. De posse dos dados e da análise feita juntamente com o professor da turma, podemos afirmar que a proposta desenvolvida com suporte da geometria dinâmica do software GeoGebra contribuiu para a construção de conceitos relacionados às propriedades do quadrado e do cubo pelos estudantes. Por meio da manipulação dos objetos, em que através de suas ações os estudantes visualizam as figuras, e assim eles constroem sua aprendizagem à medida que as movimentam e observam as propriedades geométricas e, a partir de questionamentos levantados por eles mesmos, elaboram respostas baseadas em suas ações.
Abstract: The present study aims to investigate the potential of using GeoGebra in the exploration of the square and the cube through the geometric properties. The research itends to answer the following question: how the dynamic geometry can contribute to the exploration of geometric figures by students through their properties? For that, we developed and implemented a series of activities carried out in a State Elementary School, located in Epitácio Madruga neighborhood in the city of Itapororoca - PB, in a class of 8th grade of elementary school. We also conducted two interviews with the teacher, one before and one after the intervention with students in class. We applied a questionnaire diagnosis before using GeoGebra and after the development of activities with the students. Ownership of data and analysis together as a class teacher, we can say that the proposal developed with the support of dynamic geometry GeoGebra software contributes to the construction of concepts related properties of square figures and by manipulating the objects that through their actions the students visualize the figures, and so he build their learning as they move the figures and observe the geometric properties and from questions raised by them prepare responses based on their actions.
Keywords: Geometria Dinâmica
Quadrado e Cubo
GeoGebra
Dynamic Geometry
Square and Cube
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3363
Issue Date: 13-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACA27072016.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons