Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33655
Tipo: TCC
Título: O Fenômeno da desinformação e a biblioteca escolar: ações para combate às Fake News
Autor(es): Silva, Eliosvaldo Henrique da.
Primeiro Orientador: Gonçalves, Gracy Kelli Martins.
Resumo: A produção e o consumo de notícias falsas – fake News – está no cotidiano das pessoas que buscam informações confiáveis para desenvolver seus estudos e pesquisas. As fake News atingiram níveis alarmantes de disseminação, o que ajudou a colocá-las no centro do debate público. Reconhecendo que a biblioteca escolar é um ambiente de promoção da leitura e da aprendizagem, onde os usuários buscam informações e conhecimentos, este artigo tem como objetivo geral problematizar o fenômeno relativo à produção e ao consumo de notícias falsas – fake News – no âmbito da biblioteca escolar, e como objetivos específicos a) discutir o papel das bibliotecas escolares enquanto espaço democrático de disseminação da informação; b) relacionar ações desenvolvidas nas bibliotecas escolares com potencialidade para o combate às fake News; e, c) propor estratégias e atividades para promover uma educação dos usuários em bibliotecas escolares. Trata-se de um estudo teórico, de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de cunho bibliográfico na literatura da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação destacando o papel da biblioteca escolar diante do fenômeno da desinformação, com recorte para a tipologia fake News. Os resultados apontam que as bibliotecas escolares podem e devem promover a interação entre os conteúdos tradicionais e as demandas informacionais com abordagens tanto tecnológicas quanto sociais, trabalhando numa perspectiva que transforme o ambiente da biblioteca em algo atrativo e que possibilite aos usuários utilizarem cada vez mais os espaços e potencialidades do lugar para o acesso a informações confiáveis e que promovam a democracia social.
Abstract: The production and consumption of fake News are part of the daily lives of people seeking reliable information for their studies and research. Fake News has reached alarming levels of dissemination, which has contributed to placing them at the center of public debate. Recognizing that the school library is an environment for promoting reading and learning, where users seek information and knowledge, this article aims to problematize the phenomenon related to the production and consumption of fake News within the scope of the school library. The specific objectives include: a) discussing the role of school libraries as democratic spaces for information dissemination; b) linking actions developed in school libraries with the potential to combat fake News; and c) proposing strategies and activities to promote user education in school libraries. This is a theoretical study with a qualitative approach, based on a bibliographic research in the field of Library Science and Information Science, highlighting the role of the school library in the face of the misinformation phenomenon, with a focus on the typology of fake News. The results indicate that school libraries can and should promote interaction between traditional contents and informational demands with both technological and social approaches, working towards transforming the library environment into an attractive space that enables users to increasingly utilize the spaces and potentials of the place for accessing reliable information and promoting social democracy.
Palavras-chave: Desinformação.
Biblioteca escolar.
Fake News.
Ciência da informação.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33655
Data do documento: 16-Nov-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EHS20022025.pdf505,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons