Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3366
metadata.dc.type: TCC
Title: A matematização da dança de salão: uma proposta didática
metadata.dc.creator: Azevedo, Mariana Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Nossa pesquisa tem por objetivo propor um planejamento didático, envolvendo elementos da Dança de Salão, para tratar alguns conceitos matemáticos, tais quais: Análise de Gráficos, Cálculos Aritméticos e Conceitos Geométricos. Para isso, tecemos uma discussão teórica sobre a Dança de Salão e suas contribuições na Educação, seguida de possíveis aplicações que podem ser feitos em sala de aula. Para desenvolvimento de nossos objetivos, nos lançamos a uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, quanto a seus objetivos e do tipo estudo de caso, quanto a seus métodos. Para reforço teórico dos termos chaves de nossa pesquisa, utilizamos 29 autores, em 35 obras, datados entre 1984 a 2014, entre eles Caminada (1999), Falcão e Melo (2010) e Marques (2007). Nossa contribuição ao cenário científico é o reforço literário do potencial da dança de salão para o universo escolar, bem como reflexões de matematizações para o professor aplicar em suas aulas, visando resultados positivos a sua demanda discente, com base nos teóricos que chamamos a pesquisa. Como sugestões de pesquisas futuras, norteamos a aplicação de nossa sequencia didática com fins de comprovação de sua efetividade e prováveis pontos no qual ela pode ser redimensionada.
Abstract: Our research aims to propose a didactic planning, involving elements of ballroom dancing, to treat some mathematical concepts such that: Graphs Analysis, Arithmetic calculations and Geometric Concepts. For this, we weave a theoretical discussion about Ballroom Dancing and its contributions to education, followed by possible applications that can be done in the classroom. For the development of our goals, we launched in the qualitative research of exploratory nature, as to your goals and the type case study concerning his methods. For theoretical reinforcement of key terms of our research, we use 29 authors, in 35 tittles, dating from 1984 to 2014, including Caminada (1999), Falcão and Melo (2010) and Marques (2007). Our contribution to the scientific scene is the literary raising potential of ballroom dancing to the school environment, as well as possible maths reflections for the teacher to apply in their classes, aiming positive results your student demand, based on theoretical we call research. As future research suggestions are guided to apply our teaching sequence with proof of the purpose of their effectiveness and likely points where it can be resized.
Keywords: Dança de Salão
Matemática - Ensino e Aprendizagem
Planejamento Didático
Ballroom Dancing
Teaching Mathematics
Didactic Planning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3366
Issue Date: 8-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCA19072016.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons