Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3366
Tipo: TCC
Título: A matematização da dança de salão: uma proposta didática
Autor(es): Azevedo, Mariana Carvalho de
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
Resumo: Nossa pesquisa tem por objetivo propor um planejamento didático, envolvendo elementos da Dança de Salão, para tratar alguns conceitos matemáticos, tais quais: Análise de Gráficos, Cálculos Aritméticos e Conceitos Geométricos. Para isso, tecemos uma discussão teórica sobre a Dança de Salão e suas contribuições na Educação, seguida de possíveis aplicações que podem ser feitos em sala de aula. Para desenvolvimento de nossos objetivos, nos lançamos a uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, quanto a seus objetivos e do tipo estudo de caso, quanto a seus métodos. Para reforço teórico dos termos chaves de nossa pesquisa, utilizamos 29 autores, em 35 obras, datados entre 1984 a 2014, entre eles Caminada (1999), Falcão e Melo (2010) e Marques (2007). Nossa contribuição ao cenário científico é o reforço literário do potencial da dança de salão para o universo escolar, bem como reflexões de matematizações para o professor aplicar em suas aulas, visando resultados positivos a sua demanda discente, com base nos teóricos que chamamos a pesquisa. Como sugestões de pesquisas futuras, norteamos a aplicação de nossa sequencia didática com fins de comprovação de sua efetividade e prováveis pontos no qual ela pode ser redimensionada.
Abstract: Our research aims to propose a didactic planning, involving elements of ballroom dancing, to treat some mathematical concepts such that: Graphs Analysis, Arithmetic calculations and Geometric Concepts. For this, we weave a theoretical discussion about Ballroom Dancing and its contributions to education, followed by possible applications that can be done in the classroom. For the development of our goals, we launched in the qualitative research of exploratory nature, as to your goals and the type case study concerning his methods. For theoretical reinforcement of key terms of our research, we use 29 authors, in 35 tittles, dating from 1984 to 2014, including Caminada (1999), Falcão and Melo (2010) and Marques (2007). Our contribution to the scientific scene is the literary raising potential of ballroom dancing to the school environment, as well as possible maths reflections for the teacher to apply in their classes, aiming positive results your student demand, based on theoretical we call research. As future research suggestions are guided to apply our teaching sequence with proof of the purpose of their effectiveness and likely points where it can be resized.
Palavras-chave: Dança de Salão
Matemática - Ensino e Aprendizagem
Planejamento Didático
Ballroom Dancing
Teaching Mathematics
Didactic Planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3366
Data do documento: 8-Jun-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCA19072016.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons