Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33688
Tipo: Dissertação
Título: Leitura em sala de aula: para além das páginas do livro didático
Autor(es): Queiroz , João Everton Leandro de
Primeiro Orientador: Silva, Sônia Maria Cândido da
Resumo: A pesquisa trata da leitura em sala de aula, com a preocupação de aprimorar essa prática de linguagem nos alunos. Para tanto, toma-se um capítulo de estudo da leitura (capítulo1) do livro didático (LD) intitulado Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem, de autoria de Marisa Balthasar e Shirley Goulart (2018), a fim de subsidiar o propósito da pesquisa, a qual tem como objetivo analisar as atividades de leitura oferecidas no referido LD, considerando as habilidades leitoras necessárias aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Sapé-PB. A proposta se justifica pela necessidade de aprimorar o nível de proficiência leitora dos alunos, com e sem o uso de atividades complementares ao LD, na tentativa de entender a questão: quais as contribuições das propostas de leitura oferecidas no livro didático “Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem” para o aperfeiçoamento da proficiência em leitura dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental? Para teorizar a pesquisa, toma-se os trabalhos de Orlandi (1998), (2005), (2010); Brandão (2012), Coracini (1995), Rojo (2009), Koch e Elias (2014), Lajolo (2010), Zilberman (2009), Pinheiro (2008), (2018), Bajour (2012). Trata-se de uma pesquisa-ação, de base qualitativa e de cunho intervencionista. No que concerne à metodologia, o estudo parte de uma análise documental, a qual analisa o LD e aplica uma atividade diagnóstica inicial, capítulo 1 extraído do livro didático; em seguida, através de oficinas de leitura, desenvolve-se a atividade final, com sugestões pedagógicas para auferir o corpus que foi analisado pelo viés da Análise do Discurso francesa, mediante atividades propostas. Quanto aos resultados obtidos na pesquisa, percebe-se que o LD traz contribuições relevantes ao ensino de Língua Portuguesa, sobretudo por trabalhar o caráter social da língua. Essas contribuições foram potencializadas quando adaptadas ao contexto do discente.
Abstract: The research deals with reading in the classroom, with the aim of improving this language practice in students. To this end, we take a reading study chapter (chapter 1) from the textbook entitled ‘Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem’, authored by Marisa Balthasar and Shirley Goulart (2018), in order to support the purpose of the research, which aims to analyze the reading activities offered in the aforementioned book, considering the reading skills necessaries for students in the eighth year of Elementary School at a municipal public school in Sapé-PB. The proposal is justified by the need to improve the level of reading proficiency of students, with and without the use of complementary activities to textbooks, in an attempt to understand the question: What are the contributions of the reading proposals offered in the textbook ‘Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem’ to improve the reading proficiency of eighth-year elementary school students? To theorize the research, we take the works of Orlandi (1998), (2005), (2010); Brandão (2012), Coracini (1995), Rojo (2009), Koch and Elias (2014), Lajolo (2010), Zilberman (2009), Pinheiro (2008), (2018), Bajour (2012). This is action research, with a qualitative basis and an interventionist nature. Regarding the methodology, the study starts from a documentary analysis, which analyzes the textbook and applies an initial diagnostic activity, chapter 1 extracted; then, through reading workshops, the final activity developed, with pedagogical suggestions to assess the corpus analyzed from the perspective of French Discourse Analysis, through proposed activities. Regarding the results obtained in the research, it is clear that textbook brings relevant contributions to the teaching of Portuguese, especially by working on the social character of the language. These contributions were enhanced when adapted to the student's context.
Palavras-chave: Leitura
Análise documental
Análise do discurso
Livro didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33688
Data do documento: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoEvertonLeandrodeQueiroz_Dissert.pdfDISSERTAÇÃO5,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoãoEvertonLeandrodeQueiroz_Termo.pdfTERMO171,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons