Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33690
Tipo: TCC
Título: Política pública de alimentação e nutrição escolar: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves Torres
Autor(es): Silva, Josinéia Batista da
Primeiro Orientador: Braga, Maria Elizabeth Batista Pimenta
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil ao ensino médio matriculados em escolas públicas. Mediante contrastes e problemas vivenciados pela sociedade atual faz necessário a presença do poder público no espaço social. A construção de políticas públicas resultantes de diálogos entre o Estado, sociedade e o mercado parece ser o caminho para a construção de melhores condições de vida para a população. A educação é indicador importante para melhorar a qualidade de vida humana, mas os desafios que vivenciados no dia-a-dia, como a falta de vagas nas escolas, infra estrutura, ausência de materiais didáticos, entre outros, tem privado muitos de uma educação promissora. A metodologia adotada na pesquisa foi a qualitativa expressando nos resultados as condições de armazenamento, qualidade, higiene e aceitabilidade dos cardápios colhidos na escola. A realização da pesquisa teve como objetivo identificar até que ponto uma boa alimentação escolar interfere no desenvolvimento físico e intelectual dos alunos. A pesquisa ocorreu em três fases: Primeiramente, houve uma ampla revisão bibliográfica, leitura e pesquisa na internet; no segundo momento realizou-se visitas a instituição onde ocorreu a pesquisa e coletas de dados; a fase final constitui-se da análise, interpretação e avaliação dos dados coletados, os quais permitiram estabelecer perspectivas para abordagem a respeito da problemática. A merenda oferecida pela Escola João Alves Torres é regular e de boa qualidade. Os alunos demonstram estar satisfeito com a variedade do cardápio servido, esse fator representa uma grande importância para freqüência contínua dos alunos na escola, evitando o problema da evasão.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Políticas Públicas - escola
Merenda escolar
Aluno
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33690
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Araruna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBS07012024.pdf764,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons