Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33693
Tipo: TCC
Título: Inclusão de alunos surdos na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moreira Soares
Autor(es): Silva, Liliane Bezerra da
Primeiro Orientador: Silva, Lucimeiry Batista da
Resumo: Este artigo teve por objetivo investigar a inclusão dos alunos surdos na escola municipal de Ensino Fundamental João Moreira Soares. Inclusão investigada e interpretada à luz dos desafios colocados pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O artigo caracterizou-se por uma pesquisa de campo e teve como instrumento de pesquisa a entrevista estruturada realizada com professores da 1ª Fase do Ensino Fundamental, pais de alunos surdos, gestor escolar e secretário de educação. O método adotado é de cunho qualitativo e a análise dos dados foi realizada por meio de análise de discurso. Os resultados indicam que os entrevistados têm pouco conhecimento sobre questões inerentes à inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino. De acordo com os relatos foi possível perceber a insegurança e o despreparo do professor e da escola de modo geral para atender as necessidades educacionais dos alunos com surdez na sala de aula comum. Diante do cenário encontrado e o idealizado para atender as peculiaridades educacionais do aluno surdo na classe regular da instituição analisada o estudo poderá contribuir para implementação e ampliação de ações e projetos educacionais visando à acessibilidade de alunos surdos na escola investigada.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Surdo
Acessibilidade
Docência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33693
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Araruna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBS017012024.pdf434,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons