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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3369
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Janieire Albuquerque Prazim de-
dc.date.accessioned2018-02-05T15:09:08Z-
dc.date.available2017-08-03-
dc.date.available2018-02-05T15:09:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3369-
dc.description.abstractThe research seeks to analyze how the process of construction of the Political-Pedagogical Project of EMEF Duque de Caxias, located in the neighborhood of Costa e Silva, João Pessoa, PB, was developed, focusing on the role of specialists. The interest of the research appeared in the stages made in the course of Distance Education and of conversations with the management team of the school (direction and specialists). Veiga (1995), Padilha (2001), Paro (2007), Muribeca (2002), Ferrari (2011), Penteado and Guzzo (2010), they are the main authors that guide the study, besides the documents included in the PPP: Action Plan Annual of Specialists, Internal Regulations, School Projects, Normative Instruction of SEDEC and others of the school secretariat. This is a qualitative approach, based on field research, whose analysis starts with a questionnaire of questions and answers, through a semistructured interview with professional members of the school, a representative of each school team: a representative of the management, One from the team of experts, two from the teaching class (Fundamental I and Fundamental II) and the secretary-general of the school. The results of the analyzes showed that a significant number of educators do not participate in the PPP construction process, even though it is a legal requirement, due to lack of time, lack of interest, lack of knowledge, among other reasons. In fact, PPP is developed by members of each representative team of the school community. The specialists constitute leadership and play the role of multiplier team in the process of building the PPP of the school, taking the Annual Action Plan of the Experts as a pre-structural document of the PPP, as a model for the development of the main parts of the Political- Pedagogical. The study suggests the use of mechanism to form the collective subject and transform the school into a Citizen School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-05T15:09:08Z No. of bitstreams: 1 JAPS03082017.pdf: 473734 bytes, checksum: 24ccfc7485bbce4951dd490d21983015 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T15:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAPS03082017.pdf: 473734 bytes, checksum: 24ccfc7485bbce4951dd490d21983015 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectEscola cidadãpt_BR
dc.subjectPedagogia a distânciapt_BR
dc.titleA construção do Projeto Político Pedagógico da EMEF Duque de Caxias e o papel dos especialistaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Elzanir dos-
dc.description.resumoA pesquisa busca analisar como se deu o processo de construção do Projeto PolíticoPedagógico, da EMEF Duque de Caxias, localizada no bairro do Costa e Silva, Município de João Pessoa, PB, com foco no papel dos especialistas. O interesse da pesquisa surgiu nos estágios feitos no curso de Pedagogia a Distância e de conversas com a equipe gestora da escola (direção e especialistas). Veiga (1995), Padilha (2001), Paro (2007), Muribeca (2002), Ferrari (2011), Penteado e Guzzo (2010), são os principais autores que norteiam o estudo, além dos documentos compreendidos pelo PPP: Plano de Ação Anual dos Especialistas, Regimento Interno, Projetos da escola, Instrução Normativa da SEDEC e outros da secretaria da escola. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, com base em pesquisa de campo, cuja análise parte de questionário de perguntas e resposta, passando por entrevista semiestruturada com integrantes profissionais da escola, sendo um representante de cada equipe escolar: um representante da direção, um da equipe de especialistas, dois da classe docente (Fundamental I e Fundamental II) e a secretária-geral da escola. Os resultados das análises permitiram constatar que parte significativa dos educadores não participa do processo de construção do PPP, mesmo sabendo que é exigência legal, pela falta de tempo, por desinteresse, por desconhecimento, entre outros motivos. Na verdade, o PPP é desenvolvido por membros de cada equipe representativa da comunidade escolar. Os especialistas se constituem como liderança e exercem o papel de equipe multiplicadora no processo de construção do PPP da escola, tomando o Plano de Ação Anual dos Especialistas como documento pré-estrutural do PPP, como modelo para o desenvolvimento das principais partes do Projeto Político-Pedagógico. O estudo sugere o uso de mecanismo para formar o sujeito coletivo e transformar a escola numa Escola Cidadã.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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