Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33706
Tipo: | TCC |
Título: | A difícil construção da cidadania: a percepção de alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega em Soledade-PB |
Autor(es): | Pereira, Amaury Ramos |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Rejane Gomes |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal problematizar a relação entre educação e cidadania, a partir da realidade de estudantes no município de Soledade-PB. Por meio de pesquisa de campo realizada com alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega, buscou-se compreender como se dá a relação entre família, escola e poder público, no tocante ao patrocínio de uma formação dos jovens soledadenses rumo ao conhecimento de seus direitos e deveres, que possa levá-los a construção da cidadania. Os resultados da pesquisa nos permitiram indicar que os jovens não entendem exatamente quais são seus direitos como cidadãos e que, por não terem isso claramente definido, não se engajam na luta pelo usufruto completo do que lhes é assegurado por lei. Percebeu-se, ainda, que é deixado nas mãos da escola o papel de preparar o jovem para que este venha atuar na luta por realidades melhores para o conjunto da sociedade. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Cidadania Educação Estudantes da rede municipal Direitos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33706 |
Data do documento: | 30-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Itabaiana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARP18012024.pdf | 539,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.