Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3371
Tipo: | TCC |
Título: | Hiperatividade e déficit de atenção no contexto escolar |
Autor(es): | Silva, Roberta Tôrres da |
Primeiro Orientador: | França, Marlene Helena de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho monográfico versa sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), conhecida como uma alteração comportamental que impossibilita o indivíduo se concentrar na execução de determinadas atividades exigidas diariamente, como: manter o foco, a atenção e o controle. Tendo como justificativa, a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca do tema, para que se possa de alguma forma ajudar essa criança com deficiência do TDAH no seu desenvolvimento social e cognitivo. Teve como objetivo principal analisar os meios de orientar escola, pais e familiares sobre o transtorno aprofundar a discursão em torno da temática do Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH). O portador de TDAH exige uma atenção especial no ambiente familiar e também escolar. Para tanto, se faz necessário que o educador esteja preparado para promover não apenas o processo de inclusão escolar desse sujeito, mas também condições favoráveis de aprendizagem. No processo de produção dos dados, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e de campo fazendo uso de questionários compostos por cinco (05) questões do tipo objetivas e subjetivas, no qual buscava conhecer o perfil do professor e atuação, aspectos relacionados à formação acadêmica, e conhecimentos sobre o TDAH. Esses questionários foram aplicados com cinco professores. E um questionário especial contendo dez (10) questões abertas direcionado a psicopedagoga profissional especializada da ONG. Os resultados da investigação revelaram que uma parcela significativa dos participantes no caso em questão 4 professores demonstraram conhecimento sobre o TDAH e uma única considera que deveria haver mais divulgação e preparação para atuar com a criança portadora do déficit por não reconhecer o TDAH. Demonstrou ainda, a necessidade de uma maior aproximação com a realidade vivenciada por parte de muitos educadores, mostrando quão difícil é formar indivíduos capazes de buscar conhecimento acerca do TDAH e, fazer uso destes, para que assim possam ser instrumento de ligação para formação, informação e inclusão da criança portadora do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. |
Abstract: | This monographic work deals with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), known as a behavioral change that makes it impossible for the individual to concentrate on the execution of certain activities required daily, such as: maintaining focus, attention and control. Having as justification, the need to deepen the knowledge about the subject, so that it can somehow help this child with ADHD deficiency in their social and cognitive development. The main objective of this study was to analyze the means of orienting school, parents and family on the disorder to deepen the discourse around the theme of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The ADHD patient requires special attention in the family and school environment. Therefore, it is necessary that the educator be prepared to promote not only the process of school inclusion of this subject, but also favorable learning conditions. In the process of data production, we used bibliographical and field research using questionnaires composed of five (05) questions of the objective and subjective type, in which it sought to know the profile of the teacher and performance, aspects related to academic training, And knowledge about ADHD. These questionnaires were applied with five teachers. And a special questionnaire containing ten (10) open questions addressed to the NGO's specialized professional psychopedagogue. The results of the investigation revealed that a significant portion of the participants in the case in question 4 teachers demonstrated knowledge about ADHD and only one considers that there should be more disclosure and preparation to work with the child with the deficit for not recognizing ADHD. He also demonstrated the need for a greater approximation to the reality experienced by many educators, showing how difficult it is to train individuals capable of seeking knowledge about ADHD and make use of them so that they can be a linking tool for training, information And inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. |
Palavras-chave: | Hiperatividade - sala de aula Déficit de atenção - sala de aula Família - escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3371 |
Data do documento: | 2-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RTS18082017.pdf | 864,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.