Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33712
Tipo: | TCC |
Título: | As tecnologias digitais e o ensino de língua inglesa : avanços e desafios no contexto brasileiro |
Autor(es): | Patriota, Ivan Braga |
Primeiro Orientador: | Farias, Jailine Mayara Sousa de |
Resumo: | Na atualidade, com o advento da globalização, as facilidades de comunicação foram ampliadas, intensificando o fluxo de dados e informações. Naturalmente, esse nível global de influência tecnológica atinge diferentes setores, incluindo a Educação. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel da tecnologia digital no ensino de língua inglesa, com foco nas implicações, benefícios e desafios que o avanço nas ferramentas digitais e tecnológicas trazem para o processo de ensino-aprendizagem na educação básica. Embora a educação a distância já esteja consolidada, os debates em torno da incorporação de novas tecnologias se intensificaram ainda mais com a pandemia da COVID-19 e seus impactos, justificando a relevância da discussão sobre como essas tecnologias, especialmente as digitais, têm sido integradas às práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico, com caráter qualitativo, concentrando-se inicialmente em autores como Soares (2009) e Paiva (2021), que abordam de forma esclarecedora os conceitos de letramento, alfabetização e letramento digital. Esse processo tornou-se essencial para entender os desafios enfrentados por professores e alunos ao lidar com os recursos digitais disponíveis, a partir do estudo desenvolvido por Gomes, Silva e Paiva (2022). O avanço da tecnologia, aliado à rapidez com que as informações são disseminadas, exige que escolas, professores e alunos possuam o conhecimento necessário para utilizar essas ferramentas. Ao final da pesquisa, ficou evidente que a incorporação da tecnologia na escola ocorre em ritmos distintos, mas as ferramentas digitais têm potencial para otimizar o aprendizado do ensino de inglês. |
Abstract: | In today‘s world, with the advent of globalization, communication has become more accessible, intensifying the flow of data and information. Naturally, this global level of technological influence extends to various sectors, including Education. In this context, this study aims to reflect on the role of digital technology in English language teaching, focusing on the implications, benefits, and challenges that advancements in digital and technological tools bring to the teaching and learning process in early childhood, elementary, middle, and high school education. Although distance education is already an established practice, debates around the incorporation of new technologies have intensified, particularly due to the COVID-19 pandemic and its impacts, which highlight the importance of discussing how these technologies, especially digital ones, have been integrated into pedagogical practices. The research was developed through a bibliographic review, with a qualitative approach, focusing initially on authors such as Soares (2009) and Paiva (2021), who clarify the concepts of letramento, alfabetização, and digital literacy. This understanding has become essential for grasping the challenges teachers and students face when dealing with the promising digital resources available, based on the study developed by Gomes, Silva, and Paiva (2022). The advancement of technology, coupled with the speed at which information is disseminated, requires that schools, teachers, and students have the necessary knowledge to handle these tools. By the end of the research, it became evident that technology is incorporated into schools at different paces, yet digital tools have the potential to enhance English language teaching |
Palavras-chave: | Tecnologia Letramento Ensino de Inglês Technology Literacy English Teaching |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33712 |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRIOTA, Ivan (2024) TCC.pdf | 352,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons