Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33714
Tipo: TCC
Título: Criatividade e criticidade nas aulas de língua inglesa : reflexões sobre o trabalho com digital storytelling e letramentos digitais no scratch
Autor(es): Souza, Wilfrid Albuquerque de
Primeiro Orientador: Farias, Jailine Mayara Sousa de
Resumo: A rápida evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm transformado o cenário educacional, exigindo a adoção de novas metodologias de ensino que integrem tecnologias digitais no processo de aprendizagem. Diante desse contexto, esta pesquisa busca investigar o impacto de uma abordagem pedagógica no ensino de Língua Inglesa (LI), focando na criação de digital stories (narrativas digitais) com a plataforma Scratch e no desenvolvimento dos letramentos digitais (LDs) dos alunos. O quadro teórico que fundamenta este trabalho articula contribuições de teóricos como Lankshear e Knobel (2008, 2015), Cope e Kalantzis (2015), Buckingham (2008), Kress (2001), Monte Mór (2015), Rojo e Moura (2019), Luke (2018), entre outros, os quais discutem práticas de LDs, multiletramentos, práticas pedagógicas críticas e a integração das tecnologias digitais no ensino de línguas, dialogando, ainda, com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa adota uma abordagem metodológica qualitativa de cunho interpretativista (Severino, 2007), por meio do qual investigaremos os dados gerados durante um minicurso realizado em uma ONG no município de Itapororoca, Paraíba. Os dados resultantes da experiência pedagógica incluem: planejamento, questionários, diário de campo, além das produções dos alunos no design journal (diário de design) e no Scratch. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que a integração de digital stories no ensino de LI, por meio do Scratch, promoveu um significativo engajamento dos alunos, ampliando seu repertório linguístico e desenvolvendo LDs críticos e habilidades de composição multimodal digital, que permitiram expressar suas identidades culturais de forma crítica e criativa. A análise também revelou dificuldades técnicas e linguísticas que exigiram adaptações constantes e suporte adicional. Mesmo com os desafios enfrentados, os resultados ressaltam a importância de práticas educacionais situadas que valorizem a inclusão e a reflexão crítica sobre os usos das tecnologias, apontando para futuras práticas e estratégias pedagógicas que superem essas barreiras e potencializem uma educação linguística significativa
Abstract: The rapid evolution of Information and Communication Technologies (ICTs) has transformed the educational landscape, requiring the adoption of new teaching methodologies that integrate digital tools into the learning process. In this context, this research aims to investigate the impact of a pedagogical approach in teaching English as a Second Language (ESL), focusing on the creation of digital stories using the Scratch platform and the development of students' digital literacies (DLs). The theoretical framework underlying this work draws on contributions from scholars such as Lankshear and Knobel (2008, 2015), Cope and Kalantzis (2015), Buckingham (2008), Kress (2001), Monte Mór (2015), Rojo and Moura (2019), and Luke (2018), who discuss DL practices, multiliteracies, critical pedagogical approaches, and the integration of digital technologies in language teaching, aligning with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). This research adopts a qualitative and interpretive methodological approach (Severino, 2007) by investigating data generated during a minicourse conducted at an NGO in the city of Itapororoca, Paraíba. The data collected includes planning documents, questionnaires, field notes, and students’ productions in both design journals and on Scratch. The main findings indicate that integrating digital storytelling in EFL teaching via Scratch significantly engaged students, expanded their linguistic repertoire, and developed critical DLs and digital multimodal composition skills, enabling them to express their cultural identities critically and creatively. The analysis also revealed technical and linguistic challenges that required continuous adaptations and additional support. Despite these challenges, the results highlight the importance of situated educational practices that emphasize inclusion and critical reflection on the use of technologies, pointing towards future pedagogical practices and strategies to overcome these barriers and foster meaningful language education.
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa.
Multi)Letramentos Digitais
Multimodalidade
Narrativas Digitais
Scratch
Teaching English as a Second Language.
Digital Literacies
Digital Storytelling
Multiliteracie
Multimodality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33714
Data do documento: 15-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBUQUERQUE, Wilfrid (2024)- TCC.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons