Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33719
Tipo: Tese
Título: Efetividade do treinamento de habilidades auditivas temporais, associado ao treinamento perceptivo-auditivo convencional no julgamento perceptivo-auditivo da voz
Autor(es): Paz, Karoline Evangelista da Silva
Primeiro Orientador: Lopes, Leonardo Wanderley
Segundo Orientador: Moraes, Ronei Marcos de
Resumo: Objetivo: Verificar se o treinamento de habilidades auditivas temporais, associado ao treinamento perceptivo-auditivo da voz (TPA), melhora o desempenho e a confiabilidade de estudantes de Fonoaudiologia nas tarefas de julgamento perceptivo-auditivo (JPA) da voz. Métodos: Foram aplicados ambos os treinamentos com 36 estudantes de Fonoaudiologia, seguindo as etapas: 1 – JPA inicial do grau geral de desvio vocal (GG) e dos graus de soprosidade (GS) e de rugosidade (GR) com 30 amostras da vogal sustentada [Ɛ], acrescidas de 20% de repetições (seis amostras), analisadas por meio de escala analógica visual (EAV); 2 – Treinamento de habilidades auditivas temporais na plataforma on-line “Afinando o Cérebro”, com duração total de 4 horas; 3 – JPA do GG, GR e GS pós treinamento no Afinando o Cérebro; 4 – TPA, em sala de aula, com duração total de 6 horas; 5 – JPA do GG, GR e GS pós TPA. Foram utilizados os testes estatísticos Shapiro Wilk, Wilcoxon, Friedman, Durbin Conover com correção de Bonferroni e Coeficiente Kappa de Cohen, com o fim de auxiliar na tomada de decisão sobre a inserção do treinamento de habilidades auditivas temporais no treinamento de estudantes de Fonoaudiologia para o JPA da voz. Resultados: Houve diferença significativa no desempenho dos alunos no JPA do GG após os treinamentos. Houve um aumento na confiabilidade intra-aluno para a identificação das vozes como disfônicas ou não disfônicas, após cada treinamento. Houve um aumento na concordância interaluno para a classificação de vozes em disfônicas/não disfônicas e grau de soprosidade. Conclusão: o treinamento das habilidades auditivas temporais, associado ao TPA tem potencial para melhorar o desempenho de estudantes de Fonoaudiologia em tarefas de JPA da voz, especialmente no GG.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Voz
Qualidade da voz
Percepção auditiva
Processamento auditivo
Disfonia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33719
Data do documento: 14-Jun-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarolineEvangelistaDaSilvaPaz_Tese.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons