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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33719| Tipo: | Tese |
| Título: | Efetividade do treinamento de habilidades auditivas temporais, associado ao treinamento perceptivo-auditivo convencional no julgamento perceptivo-auditivo da voz |
| Autor(es): | Paz, Karoline Evangelista da Silva |
| Primeiro Orientador: | Lopes, Leonardo Wanderley |
| Segundo Orientador: | Moraes, Ronei Marcos de |
| Resumo: | Objetivo: Verificar se o treinamento de habilidades auditivas temporais, associado ao treinamento perceptivo-auditivo da voz (TPA), melhora o desempenho e a confiabilidade de estudantes de Fonoaudiologia nas tarefas de julgamento perceptivo-auditivo (JPA) da voz. Métodos: Foram aplicados ambos os treinamentos com 36 estudantes de Fonoaudiologia, seguindo as etapas: 1 – JPA inicial do grau geral de desvio vocal (GG) e dos graus de soprosidade (GS) e de rugosidade (GR) com 30 amostras da vogal sustentada [Ɛ], acrescidas de 20% de repetições (seis amostras), analisadas por meio de escala analógica visual (EAV); 2 – Treinamento de habilidades auditivas temporais na plataforma on-line “Afinando o Cérebro”, com duração total de 4 horas; 3 – JPA do GG, GR e GS pós treinamento no Afinando o Cérebro; 4 – TPA, em sala de aula, com duração total de 6 horas; 5 – JPA do GG, GR e GS pós TPA. Foram utilizados os testes estatísticos Shapiro Wilk, Wilcoxon, Friedman, Durbin Conover com correção de Bonferroni e Coeficiente Kappa de Cohen, com o fim de auxiliar na tomada de decisão sobre a inserção do treinamento de habilidades auditivas temporais no treinamento de estudantes de Fonoaudiologia para o JPA da voz. Resultados: Houve diferença significativa no desempenho dos alunos no JPA do GG após os treinamentos. Houve um aumento na confiabilidade intra-aluno para a identificação das vozes como disfônicas ou não disfônicas, após cada treinamento. Houve um aumento na concordância interaluno para a classificação de vozes em disfônicas/não disfônicas e grau de soprosidade. Conclusão: o treinamento das habilidades auditivas temporais, associado ao TPA tem potencial para melhorar o desempenho de estudantes de Fonoaudiologia em tarefas de JPA da voz, especialmente no GG. |
| Abstract: | No Abstract |
| Palavras-chave: | Voz Qualidade da voz Percepção auditiva Processamento auditivo Disfonia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas e da Saúde |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33719 |
| Data do documento: | 14-Jun-2024 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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