Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33725
Tipo: | TCC |
Título: | A importância do letramento matemático na educação básica |
Autor(es): | Justino, Lucielha da Silva Teixeira |
Primeiro Orientador: | Pereira, Miriam da Silva |
Resumo: | Este trabalho investiga o papel do letramento matemático na Educação Básica, destacando sua importância para o desenvolvimento crítico e social dos alunos. O letramento matemático é entendido como uma habilidade essencial que vai além da mera execução de cálculos, abrangendo a capacidade de raciocinar logicamente, interpretar dados e resolver problemas em contextos reais. Ao explorar como a matemática pode ser ensinada de forma significativa e conectada ao cotidiano, este estudo analisa as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que orientam o ensino da disciplina com o objetivo de formar cidadãos autônomos e reflexivos. A pesquisa também discute a influência de metodologias ativas e lúdicas, como jogos e resolução de problemas, que têm se mostrado eficazes para engajar os estudantes e tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. Baseando-se em autores como D'Ambrosio, (2001), Skovsmose (2000) e Vygotsky (1978), o estudo enfatiza que o letramento matemático contribui para a formação integral dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. |
Abstract: | This study investigates the role of mathematical literacy in Basic Education, highlighting its importance for the critical and social development of students. Mathematical literacy is understood as an essential skill that goes beyond mere computation, involving the ability to reason logically, interpret data, and solve problems in real-world contexts. By exploring how mathematics can be taught in a meaningful way connected to everyday life, this research examines the guidelines from the National Common Curricular Base (BNCC) that guide the teaching of the subject to form autonomous and reflective citizens. The research also discusses the influence of active and playful methodologies, such as games and problem-solving, which have proven effective in engaging students and making learning more dynamic and participatory. Drawing on authors such as D'Ambrosio (2001), Skovsmose (2000), and Vygotsky (1978), the study emphasizes that mathematical literacy contributes to the holistic development of students, preparing them to face the challenges of the contemporary world. |
Palavras-chave: | Letramento matemático Pensamento crítico Educação básica em matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33725 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSTJ24032025_EaD_MAT .pdf | 834,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.