Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33748
Tipo: | TCC |
Título: | Controle social e educação: análise da experiência dos conselhos escolares da rede municipal de Pedra Branca-PB |
Autor(es): | Lacerda, Damião Pereira de |
Primeiro Orientador: | Lima, Yure Silva |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, realizada em novembro de 2011, junto aos conselheiros da rede municipal de ensino da cidade de Pedra Branca-PB. O objetivo deste estudo foi analisar os limites e possibilidades dos conselhos exercerem o controle social na educação, considerando a participação política da base como pressuposto da construção de uma gestão democrática da escola pública. O universo da pesquisa foi composto por cinco(5) colegiados existentes na rede municipal e a amostragem foi composta por dois (2) conselheiros de cada entidade, resultando num total de 10 sujeitos da pesquisa, os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada contendo três (3) eixos de questões: perfil dos conselheiros, os critérios de sua inserção e os modos de atuação nos conselhos e sobre a dinâmica de funcionamento dos colegiados pesquisados. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo, que revelaram os seguintes resultados: Considerando o grau de instrução e a participação de alguns membros nos movimentos sociais, os conselhos apresentam um perfil sócio-cultural e político favorável à sua evolução e fortalecimento, enquanto espaço de luta de divisão de poder e de controle social. A atuação dos conselheiros precisa se qualificar nos debates e deliberações cumprindo as atribuições regimentais da entidade nas áreas: administrativa, pedagógica e financeira. Para o exercício do controle social há limites e possibilidades; quanto aos sujeitos compete a tarefa de construírem a gestão democrática da escola pública na perspectiva da formação cidadã, ética e igualitária para todos os cidadãos brasileiros. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Gestão da educação pública Controle social Conselhos escolares |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33748 |
Data do documento: | 30-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Itaporanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DPL19012024.pdf | 517,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons