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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33748
Tipo: TCC
Título: Controle social e educação: análise da experiência dos conselhos escolares da rede municipal de Pedra Branca-PB
Autor(es): Lacerda, Damião Pereira de
Primeiro Orientador: Lima, Yure Silva
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, realizada em novembro de 2011, junto aos conselheiros da rede municipal de ensino da cidade de Pedra Branca-PB. O objetivo deste estudo foi analisar os limites e possibilidades dos conselhos exercerem o controle social na educação, considerando a participação política da base como pressuposto da construção de uma gestão democrática da escola pública. O universo da pesquisa foi composto por cinco(5) colegiados existentes na rede municipal e a amostragem foi composta por dois (2) conselheiros de cada entidade, resultando num total de 10 sujeitos da pesquisa, os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada contendo três (3) eixos de questões: perfil dos conselheiros, os critérios de sua inserção e os modos de atuação nos conselhos e sobre a dinâmica de funcionamento dos colegiados pesquisados. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo, que revelaram os seguintes resultados: Considerando o grau de instrução e a participação de alguns membros nos movimentos sociais, os conselhos apresentam um perfil sócio-cultural e político favorável à sua evolução e fortalecimento, enquanto espaço de luta de divisão de poder e de controle social. A atuação dos conselheiros precisa se qualificar nos debates e deliberações cumprindo as atribuições regimentais da entidade nas áreas: administrativa, pedagógica e financeira. Para o exercício do controle social há limites e possibilidades; quanto aos sujeitos compete a tarefa de construírem a gestão democrática da escola pública na perspectiva da formação cidadã, ética e igualitária para todos os cidadãos brasileiros.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Gestão da educação pública
Controle social
Conselhos escolares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33748
Data do documento: 30-Mar-2012
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