Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33760
Tipo: | TCC |
Título: | O impacto do ensino da matemática na transição de alunos do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Espirito Santo, John Anderson Dantas do |
Primeiro Orientador: | Assis, José Gomes de |
Primeiro Coorientador: | Costa Neto, Oswaldo Evaristo da |
Resumo: | O presente trabalho analisa a transição dos alunos do 5º para o 6º ano e seu impacto na aprendizagem de Matemática em uma escola pública de São Miguel de Taipu, Paraíba. A pesquisa, de natureza qualitativa explicativa, envolveu duas professoras: uma licenciada em Pedagogia, responsável por turmas do 5º ano, e outra licenciada em Matemática, que leciona para turmas do 6º ano. Além disso, participaram 40 estudantes, sendo 13 do 5º ano e 27 do 6º ano. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas informais e pré-estruturadas, visando identificar as dificuldades encontradas pelos estudantes na aprendizagem de conceitos matemáticos durante essa transição. Os resultados revelam que, embora os professores enfrentem limitações, eles se esforçam para adotar práticas pedagógicas mais motivacionais, visando uma transição orgânica e espontânea, sem grandes perdas de aprendizagem. É essencial o envolvimento de todos com novos métodos e estratégias para tornar o ensino da Matemática mais significativo, transcendendo a sala de aula. |
Abstract: | The present work analyzes the transition of students from the 5th to the 6th grade and its impact on Mathematics learning at a public school in São Miguel de Taipu, Paraíba. The research, of an explanatory qualitative nature, involved two teachers: one licensed in Pedagogy, responsible for 5th grade classes, and the other licensed in Mathematics, teaching 6th grade classes. Additionally, 40 students participated, with 13 from the 5th grade and 27 from the 6th grade. Data collection was carried out through questionnaires and informal, pre-structured interviews to identify the difficulties students face in learning mathematical concepts during this transition. The results reveal that, although the teachers face limitations, they strive to adopt more motivational teaching practices, aiming for an organic and spontaneous transition without significant learning losses. The involvement of everyone with new methods and strategies is essential to make Mathematics teaching more meaningful, transcending the classroom. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Aprendizagem matemática no ensino fundamental Experiências formativas em matemática. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33760 |
Data do documento: | 5-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JADES24022025_EaD_MAT .pdf | 512,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.