Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3377
metadata.dc.type: TCC
Title: O professor de educação infantil e o uso das tecnologias de informação e comunicação
metadata.dc.creator: Santos, Sueline Ribeiro Bento dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Bezerra, Andrezza Raquel Cirne
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho visou analisar o uso das tecnologias digitais na Educação Infantil (EI) de uma escola municipal de Mulungu - PB, buscando reconhecer se a implementação tecnológica na educação proporciona um ensino mais atrativo e prazeroso, além de reduzir a exclusão digital que pode acarretar exclusão social. A referida pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, em que foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos utilizados para a construção dos dados foram: questionário, entrevista semiestruturada e observações. Para a realização desta pesquisa recorremos à teóricos da área educacional tais como Veraszto (2004); Moran (2004) Andrade (2010), entre outros. Realizamos análise dos dados coletados, relacionando nossas observações com as entrevistas e os questionários aplicados. Em referência à aplicabilidade das tecnologias na EI, notamos a ausência de infraestrutura da escola e a falta de formação continuada para aprimoramento dos profissionais na utilização destas novas tecnologias. Para tanto, verificamos a aplicabilidade das tecnologias em sua prática.
Abstract: This work aimed to analyze the use of digital technologies in Child Education (EI) of a municipal school in Mulungu - PB, seeking to recognize if the technological implementation in education provides a more attractive and enjoyable education and reduce the digital exclusion that can lead to social exclusion . This research was developed through a qualitative approach, which indicates that a bibliographical, documentary and field research was carried out. The instruments used to construct the data were: questionnaire, semi-structured interview and observations. For the realization of this research we resort to educational theorists such as Veraszto (2004); Moran (2004) Andrade (2010), among others. We performed the analysis of the data collected, relating our observations to the interviews and the questionnaires applied. In reference to the applicability of the technologies in the EI, we noticed the lack of infrastructure of the school and the lack of continuous training to improve the professionals in the use of these new technologies. Therefore, we verify the applicability of the technologies in their practice.
Keywords: Educação Infantil
Tecnologia
Crianças
Early Childhood Education
Technology
Children
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3377
Issue Date: 25-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SRBS20092017.pdf496,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.