Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Milena Lima da-
dc.date.accessioned2025-02-25T16:12:27Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2025-02-25T16:12:27Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33770-
dc.description.abstractThis Final Year Project (FYP) discusses anxiety in the school environment, focusing on teachers' roles in addressing students in basic education who exhibit symptoms of anxiety. The research highlights the increase in anxiety within the educational context, especially after the COVID-19 pandemic, and its influence on students' academic performance and mental health. The primary goal is to analyze the impact of anxiety on school performance and to identify effective strategies that teachers can adopt to support these students.The study conducts a literature review of materials published between 2018 and 2024, covering both national and international studies. It explores teachers' perceptions of the issue and the interventions applied to manage anxious students, assessing the effectiveness of these approaches. The findings show that anxiety negatively affects academic performance, emotional well-being, and student socialization, leading to concentration difficulties, declining grades, and increased absenteeism. Teacher intervention is crucial, with an emphasis on creating a welcoming environment, strengthening emotional bonds, and using pedagogical practices focused on emotional development and resilience.The study concludes that addressing anxiety in schools requires a multidimensional approach, involving pedagogical changes and strengthened emotional support. The adoption of evidence-based interventions can not only mitigate the negative effects of anxiety but also promote a school environment that fosters both academic and socioemotional development in students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-02-25T16:12:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MLS04122024.pdf: 7289350 bytes, checksum: 29f4160bc35887592a57f8c371ed9243 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-25T16:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MLS04122024.pdf: 7289350 bytes, checksum: 29f4160bc35887592a57f8c371ed9243 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleAnsiedade na escola: atuação do professor perante alunos com ansiedade na educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taisa Caldas-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) discute a ansiedade no ambiente escolar, com foco na atuação dos professores diante de alunos da educ % ansiedade. A pesquisa destaca o aumento da ansiedade no contexto educacional, especialmente ão basica que manifestam sintomas de após a pandemia de COVID-19, e sua influéncia no desempenho académico e na saúde mental dos estudantes. O principal objetivo ¢ analisar o impacto da ansiedade no rendimento escolar e identificar estratégias eficazes que os professores podem adotar para apoiar esses alunos. O estudo faz uma revisao bibliografica de materiais publicados entre 2018 e 2024, abrangendo estudos nacionais e internacionais. A pesquisa explora as percepgdes dos professores sobre o problema e as intervengdes que tém sido aplicadas para lidar com alunos ansiosos, avaliando a eficacia dessas abordagens. Os resultados mostram que a ansiedade prejudica o desempenho académico, o bem-estar emocional e a socialização dos estudantes, causando dificuldades de concentragdo, queda nas notas e aumento do absenteismo. A intervenção dos professores ¢ essencial, com énfase na criagdo de um ambiente acolhedor, no fortalecimento dos vinculos afetivos e no uso de praticas pedagogicas voltadas ao desenvolvimento emocional e à resiliéncia. O estudo conclui que o combate a ansiedade nas escolas exige uma abordagem multidimensional, que envolve mudangas pedagogicas e um suporte emocional fortalecido. A adoção de intervengdes baseadas em evidéncias pode não apenas reduzir os efeitos negativos da ansiedade, mas também promover um ambiente escolar que favoreca o desenvolvimento académico e socioemocional dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLS04122024.pdf7,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons