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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33775
Tipo: | TCC |
Título: | Uma discussão sobre a era pós-método na interface com as metodologias ativas no contexto do ensino de línguas |
Autor(es): | Drezett, Pholvy Moniz de Medeiros |
Primeiro Orientador: | Costa, Walison Paulino de Araújo |
Resumo: | A pedagogia pós-método se insere pedagogicamente como uma feição didática relevante cujo reflexo diz respeito ao contexto sociocultural que os estudantes levam para a sala de aula no aprendizado de línguas. Nesse contexto, este estudo analisa o surgimento e a consolidação das metodologias ativas como uma alternativa viável às limitações dos métodos tradicionais de en- sino. O objetivo geral do estudo é discutir as metodologias ativas como uma decorrência epis- têmica da era pós-método. Ao situar essas abordagens dentro do contexto do pós-método e considerar a integração das tecnologias digitais, buscamos enfatizar a relevância dessa nova perspectiva. A pesquisa caracteriza-se como teórica e ensaística, fundamentando-se nas refle- xões de autores como Krashen (1981), Kumaravadivelu (2003), Paiva (2006), Brown (2007), Silva (2008), Leffa (2016), Grandi (2017), Almeida Filho (2021), Castro e Kieling (2021), Luiz (2021), que discutem as transformações metodológicas na educação de línguas e as inovações tecnológicas que impactam essa prática. Essas contribuições teóricas oferecem uma base sólida que nos permite investigar se as metodologias ativas se alinham com as exigências educacionais contemporâneas, especialmente no ensino de idiomas. Em essência, as metodologias ativas pro- movem um maior protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Essa abordagem está alinhada com a era pós-método, desafiando práticas tradicionais e buscando alternativas mais flexíveis, inclusivas e centradas no uso de tecnologias digitais. A centralidade do aprendiz e a adequação dos métodos pedagógicos às suas necessidades refletem uma tendência inovadora no ensino de línguas, exigindo uma avaliação contínua das práticas convencionais e uma ênfase no desenvolvimento de alunos mais autônomos e críticos. Assim, ao integrar metodologias ati- vas e tecnologias digitais no ensino de línguas, ampliamos não apenas as oportunidades de aprendizado, mas também preparamos os estudantes para um mundo em constante transforma- ção, onde a habilidade de aprender continuamente se torna cada vez mais essencial. Essa visão valoriza o papel do aluno como protagonista e estabelece um ambiente educacional mais dinâ- mico e responsivo às demandas do século XXI. |
Abstract: | Post-method pedagogy has emerged as a solution to didactic teaching gaps, especially regarding students' informational needs in language learning. In this context, this study aims to analyze the emergence and consolidation of active methodologies as a viable alternative to the limitations of traditional teaching methods. By situating these approaches within the context of the post-method and considering the integration of digital technologies, we seek to emphasize the relevance of this new perspective. The research is characterized as theoretical and essayistic, based on the reflections of authors such as Paiva (2006), Grandi (2017), Leffa (2016), Filho (2021), Brown (2007), Krashen (1981), Kumaravadivelu (2003), Silva (2008), Castro and Kieling (2021), Luiz (2021), who discuss the methodological transformations in language education and the technological innovations that impact this practice. These theoretical contributions provide a solid foundation that allows us to investigate how active methodologies align with contemporary educational requirements, especially in language teaching. In essence, active methodologies promote greater student protagonism in the learning process. This approach is aligned with the post-method era, challenging traditional practices and seeking more flexible, inclusive alternatives focused on the use of digital technologies. The centrality of the learner and the adaptation of pedagogical methods to their needs reflect an innovative trend in language teaching, requiring a continuous evaluation of conventional practices and an emphasis on the development of more autonomous and critical students. Thus, by integrating active methodologies and digital technologies into language teaching, we not only expand learning opportunities but also prepare students for a world in constant transformation, where the ability to learn continuously is becoming increasingly essential. This approach values the role of the student as the protagonist and establishes an educational environment that is more dynamic and responsive to the demands of the twenty-first century. |
Palavras-chave: | Pós-método Metodologias ativas Tecnologia Post-method Active methodologies Technology |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33775 |
Data do documento: | 16-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
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