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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33784
Tipo: | TCC |
Título: | Os jogos como metodologia no ensino da matemática: um estímulo para a compreensão das operações básicas |
Autor(es): | Oliveira, Alexsandra da Silva |
Primeiro Orientador: | Vera, Pedro Antônio Hinojosa |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a importância e eficácia dos jogos no proocesso ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula em turmas doEnsino Médio, a fim de diminuir as dificuldades dos alunos com relação às operações fundamentais da matemática. Para o desenvolvimento da nossa pesquisa selecionamos os jogos dominó, bingo e ludo de modo a serem adapatdos para que os alunos possam aprender a matemática com novas ferramentas de aprendizado, fazendo a analise de seus pontos positivos e negativos. Para analisar esse método de ensino realizamos nossapesquisa com uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, os trabalhos foram conduzidos em grupos com 20 alunos, regularmente matriculados na Escola Cidadã Integral Técnica Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, localizada na cidade de Belém no Estado da Paraíba. Com as constantes mudanças no cenário educacional e com o avançoda tecnologia, os educadores precisam buscar novos recursos didáticos, que permitam aos alunos um novo olhar e uma nova motivação para o prendizado. Por meio de uma redação subjetiva, ao termino da aplicação dosjogos matemáticos pode-se constatar queos alunos despertaram mais interesse pela matemática, construindo seus conhecimentose aumentando sua motivação. |
Abstract: | The main objective of this work is to analyze the importance and effectiveness of gamesin the teaching and learning process of mathematics in the classroom in high school classes, in order to reduce students' difficulties in relation to fundamental mathematics operations. For the development of our research, we selected the domino, bingo and ludogames in order to be adapted so thatstudents can learn mathematics with a new learningtool, analyzing their positive and negative points. To analyze this teaching method, we carried out our research with a class of the 3rd Year of High School, the works were conducted in groups with 20 students, regularly enrolled at the Escola Cidadã Integral Técnica Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, located in the city of Belém in the state from Paraíba. With the constant changes in the educational scenario and the advancement of technology, educators need to seek new teaching resources thatallow students to have a new look and a new motivation for learning. Through a subjective writing, at the end of the application of the mathematical games it can be seen that the students aroused more interest in mathematics, building their knowledge and increasing their motivation. |
Palavras-chave: | Jogos matemáticos Jogos - Ferramenta de ensino Ensino e aprendizagem em matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33784 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
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