Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33785
Tipo: TCC
Título: O impacto do uso da tecnologia no ensino da matemática: Google Classroom
Autor(es): Silva, Wagner Avelino da
Primeiro Orientador: Duarte Filho, Jorge Costa
Primeiro Coorientador: Costa Neto, Oswaldo Evaristo da
Resumo: O objetivo geral deste estudo consiste em demonstrar o impacto do uso da tecnologia tendo como ênfase o Google Classroom no ensino da matemática. Tendo como objetivos específicos: abordar sobre a familiarização da informática no ambiente escolar; analisar o uso da tecnologia no ensino de matemática; e evidenciar o uso da ferramenta Google Classroom como espaço de aprendizagem no ensino de matemática. Na pesquisa, utilizou-se o modelo de levantamento bibliográfico descritivo a partir de métodos de pesquisa qualitativa. O estudo parte do método descritivo-exploratório e envolve técnicas de coleta de dados de cunho bibliográfico. Como fonte de dados utilizou-se o Google Scholar e SciELO. Como resultados o estudo demonstrou que a integração da tecnologia na sala de aula de matemática pode permitir que os alunos interajam com pessoas fora da sala de aula para ajudar a ampliar seus entendimentos e perspectivas sobre o que estão estudando e o Google Classroom permite que os professores postem facilmente tarefas, discussões e links para vários recursos. Isso ajuda a criar uma sala de aula interativa que promove a independência do aluno. Conclui-se que os estudos revelaram que existem algumas potencialidades e desafios no uso do Google Classroom para apoiar o ensino híbrido. Os potenciais positivos são os alunos podem acessar recursos de aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar.
Abstract: The general objective of this study is to demonstrate the impact of the use of technology with emphasis on Google Classroom in teaching mathematics. Having as specific objectives: to address the familiarization of informatics in the school environment; analyze the use of technology in mathematics teaching; and highlight the use of the Google Classroom tool as a learning space in mathematics teaching. In the research, the descriptive bibliographic survey model was used based on qualitative research methods. The study departs from the descriptive-exploratory method and involves bibliographic data collection techniques. As a data source, Google Scholar and SciELO were used, with the keywords: "Teaching Mathematics", "TIC's" and "Technology in teaching and learning". As a result, the study demonstrated that the integration of technology in the mathematics classroom can allow students to interact with people outside the classroom to help broaden their understanding and perspectives on what they are studying, and Google Classrooms allows teachers to easily post assignments, discussions, and links to various resources. This helps create an interactive classroom that promotes student independence. It is concluded that the studies revealed that there are some potentialities and challenges in the use of Google Classroom to support blended learning. The positive potentials are students can access learning resources anytime and anywhere.
Palavras-chave: Ensino de matemática
TIC's
Tecnologia no ensino e aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33785
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAS26022025_EaD_MAT .pdf378,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.