Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33786
Tipo: TCC
Título: O uso de jogos lúdicos como estratégia didática no ensino de biologia
Autor(es): Andrade, Isabela Ferreira Candido de
Primeiro Orientador: Zárate, Eliete Lima de Paula
Resumo: Este trabalho tem como objetivo examinar o uso de jogos lúdicos como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia, por meio de uma revisão bibliográfica. Perante a complexidade de muitos dos conceitos biológicos, como genética, evolução e ecologia, procura-se analisar como os jogos podem facilitar a compreensão desses conteúdos temáticos e promover maior comprometimento dos estudantes em aprender. Com base na revisão de estudos e de pesquisas acadêmicas, este trabalho discute os benefícios que os jogos lúdicos trazem para o ensino de Biologia, como o aumento da motivação, a melhoria na fixação de informações e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Além disto, os resultados destacam os desafios enfrentados na implementação dessa estratégia, como a falta de recursos e o tempo limitado em sala de aula. Para terminar, conclui-se que os jogos lúdicos apresentam um atributo significativo para tornar o aprendizado de Biologia mais dinâmico e acessível, contribuindo para um ensino mais participativo e significativo.
Abstract: This work aims to examine the use of playful games as a pedagogical tool in the teaching of Biology, through a bibliographical review. Given the complexity of many biological concepts, such as genetics, evolution and ecology, we seek to analyze how games can facilitate the understanding of these thematic contents and promote greater student commitment to learning. Based on a review of studies and academic research, this work discusses the benefits that playful games bring to the teaching of Biology, such as increased motivation, improved retention of information and the development of cognitive and social skills. Furthermore, the results highlight the challenges faced in implementing this strategy, such as the lack of resources and limited time in the classroom. Finally, it is concluded that playful games have a significant attribute in making Biology learning more dynamic and accessible, contributing to more participatory and meaningful teaching.
Palavras-chave: Jogos lúdicos
Ensino de biologia
Aprendizagem ativa
Metodologias inovadoras
Revisão bibliográfica
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33786
Data do documento: 28-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFCA26022025_EaD_BIO.pdf198,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.