Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33786
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de jogos lúdicos como estratégia didática no ensino de biologia |
Autor(es): | Andrade, Isabela Ferreira Candido de |
Primeiro Orientador: | Zárate, Eliete Lima de Paula |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo examinar o uso de jogos lúdicos como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia, por meio de uma revisão bibliográfica. Perante a complexidade de muitos dos conceitos biológicos, como genética, evolução e ecologia, procura-se analisar como os jogos podem facilitar a compreensão desses conteúdos temáticos e promover maior comprometimento dos estudantes em aprender. Com base na revisão de estudos e de pesquisas acadêmicas, este trabalho discute os benefícios que os jogos lúdicos trazem para o ensino de Biologia, como o aumento da motivação, a melhoria na fixação de informações e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Além disto, os resultados destacam os desafios enfrentados na implementação dessa estratégia, como a falta de recursos e o tempo limitado em sala de aula. Para terminar, conclui-se que os jogos lúdicos apresentam um atributo significativo para tornar o aprendizado de Biologia mais dinâmico e acessível, contribuindo para um ensino mais participativo e significativo. |
Abstract: | This work aims to examine the use of playful games as a pedagogical tool in the teaching of Biology, through a bibliographical review. Given the complexity of many biological concepts, such as genetics, evolution and ecology, we seek to analyze how games can facilitate the understanding of these thematic contents and promote greater student commitment to learning. Based on a review of studies and academic research, this work discusses the benefits that playful games bring to the teaching of Biology, such as increased motivation, improved retention of information and the development of cognitive and social skills. Furthermore, the results highlight the challenges faced in implementing this strategy, such as the lack of resources and limited time in the classroom. Finally, it is concluded that playful games have a significant attribute in making Biology learning more dynamic and accessible, contributing to more participatory and meaningful teaching. |
Palavras-chave: | Jogos lúdicos Ensino de biologia Aprendizagem ativa Metodologias inovadoras Revisão bibliográfica Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33786 |
Data do documento: | 28-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IFCA26022025_EaD_BIO.pdf | 198,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.