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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33790
Tipo: TCC
Título: O processo de ensino de estudantes com deficiência intelectual no ensino regular no município de Caiçara
Autor(es): Santana, Alan Sergio Silvestre
Silva, Gerlandia Soares da
Primeiro Orientador: Martins, Maurício Rebelo
Resumo: O acesso a educação de estudantes com deficiência intelectual (DI) em escolas regulares do ensino fundamental é um tema importante e desafiador para educadores, famílias e a sociedade em geral. Esses estudantes apresentam impedimentos no seu desenvolvimento cognitivo, que afetam suas habilidades de aprendizagem, raciocínio e comunicação. O presente estudo teve como objetivo verificar como está ocorrendo o processo de inclusão de estudantes com deficiência intelectual, identificando recursos e dificuldades, de acordo com responsáveis e professores. Para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, é necessário que as escolas regulares adotem estratégias pedagógicas e recursos que contribuam para o pleno desenvolvimento dessas crianças e jovens. Com isso, foram realizados questionários semiestruturados com 5 professores da rede municipal da cidade de Caiçara - PB. Com base nos resultados dos questionários, analisamos o contexto escolar, a inclusão das crianças com DI, o conhecimento dos professores sobre o tema e a sua formação. Percebemos a importância dos educadores receberem formação e capacitação específicas para lidar com as diferenças de estudantes em sala de aula, incluindo aqueles com deficiência intelectual. Eles devem ter conhecimento sobre as características e necessidades desses estudantes, além de estratégias pedagógicas que possam ser aplicadas em sala de aula. Outro aspecto importante é o envolvimento das famílias e dos profissionais de saúde no processo educacional, para que haja assim uma mutua colaboração e troca de informações. Em resumo, para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para estudantes com deficiência intelectual em escolas regulares no ensino fundamental, é necessário que haja adaptação do currículo as necessidades individuais de cada estudante, formação e capacitação dos educadores, além de uma cultura escolar inclusiva que valorize as diferenças.
Abstract: Access to education for students with intellectual disabilities (ID) in regular elementary schools is an important and challenging topic for educators, families and society in general. These students have impairments in their cognitive development, which affect their learning, reasoning and communication skills. The present study aimed to verify how the process of inclusion of students with intellectual disabilities is occurring, identifying resources and difficulties, according to guardians and teachers. To ensure an inclusive and quality education, it is necessary that regular schools adopt pedagogical strategies and resources that contribute to the full development of these children and young people. Thus, semi-structured questionnaires were conducted with 5 teachers from the municipal network of the city of Caiçara - PB. Based on the results of the questionnaires, we analyzed the school context, the inclusion of children with ID, the knowledge of teachers on the subject and their training. We realize the importance of educators receiving specific training and training to deal with the differences of students in the classroom, including those with intellectual disabilities. They should have knowledge about the characteristics and needs of these students, as well as pedagogical strategies that can be applied in the classroom. Another important aspect is the involvement of families and health professionals in the educational process, so that there is a mutual collaboration and exchange of information. In summary, to ensure an inclusive and quality education for students with intellectual disabilities in regular schools in elementary school, it is necessary to adapt the curriculum to the individual needs of each student, training and training of educators, as well as an inclusive school culture that values differences.
Palavras-chave: Inclusão
Deficiência intelectual
Ensino regular
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33790
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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