Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33804
Tipo: TCC
Título: Estágio Supervisionado obrigatório em ensino religioso: um olhar para o componente curricular do curso de licenciatura em Ciências das Religiões da UFPB
Autor(es): Silva, Renata Tatianne de Lima
Primeiro Orientador: Barbosa, Rita Cristiana
Resumo: O presente trabalho surgiu da necessidade de investigar como ocorreu o estágio supervisionado obrigatório dentro do curso de licenciatura em Ciências das Religiões na UFPB, desde a sua criação em 2008 aos dias atuais. O ensino religioso sempre esteve presente na educação brasileira, no entanto com a criação das licenciaturas em Ciência(s) da(s) Religião (ões) no Brasil, consequentemente leva a obrigatoriedade dos estágios supervisionados, haja vista que se trata de um curso de licenciatura. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo geral analisar a trajetória do componente curricular Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) em Ensino Religioso (ER), do curso de Licenciatura em Ciências das Religiões (CR) da UFPB, e seu papel na formação docente. Especificamente, o trabalho buscou investigar os dados históricos do estágio supervisionado obrigatório dentro do curso e; comparar as práticas pedagógicas do componente curricular do momento da criação do curso até a atualidade (2008 a 2024). Trata-se de uma pesquisa abordagem qualitativa, do tipo descritiva, bibliográfica e documental. Para tanto, utilizamos de leituras pertinentes ao tema, documentos e resoluções que levam a regularização do estágio supervisionado na licenciatura em Ciências das Religiões da UFPB. Como referência bibliográfica utilizamos os escritos de: Tiago Rafael Soares de Sousa Guedes; Selma Garrido Pimenta; Maria Socorro Lucena Lima e Linda Darling, Miele e Possebon, Maria José Holmes entre outros. Constatamos que houve considerável avanço no trabalho desenvolvido com o componente curricular ESO, desde a criação do curso até agora. Concluimos que o estágio em CR na licenciatura é um componente indispensável para o fortalecimento e reconhecimento da profissão de professor de ER devidamente licenciado. Esperamos que esse trabalho contribua para o cumprimento e manutenção da legislação vigente relacionada aos programas de estágio.
Abstract: This work arose from the need to investigate how the mandatory supervised internship occurred within the undergraduate course in Religious Sciences at UFPB, since its creation in 2008 to the present day. Religious education has always been present in Brazilian education, however, with the creation of undergraduate degrees in Religious Sciences in Brazil, supervised internships are consequently mandatory, since it is an undergraduate course. Therefore, this work had the general objective of analyzing the trajectory of the curricular component Mandatory Supervised Internship (ESO) in Religious Education (ER), of the Bachelor's Degree in Religious Sciences (CR) at UFPB, and its role in teacher training. Specifically, the work sought to investigate the historical data of the mandatory supervised internship within the course and; compare the pedagogical practices of the curricular component from the time of the creation of the course until the present (2008 to 2024). This is a qualitative, descriptive, bibliographical and documentary research. To this end, we used readings relevant to the topic, documents and resolutions that lead to the regularization of the supervised internship in the undergraduate program in Religious Sciences at UFPB. As bibliographic references, we used the writings of: Tiago Rafael Soares de Sousa Guedes; Selma Garrido Pimenta; Maria Socorro Lucena Lima and Linda Darling, Miele and Possebon, Maria José Holmes, among others. We found that there has been considerable progress in the work developed with the ESO curricular component, since the creation of the course until now. We conclude that the internship in CR in the undergraduate program is an indispensable component for the strengthening and recognition of the profession of duly licensed RE teacher. We hope that this work contributes to the compliance with and maintenance of the current legislation related to internship programs.
Palavras-chave: Formação docente
Estágio profissional
Prática de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33804
Data do documento: 28-Fev-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RTLS28022025.pdf802,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons