Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33811
Tipo: Tese
Título: Diretrizes de educação de usuários para bibliotecas universitárias federais brasileiras em período pandêmico
Autor(es): Silva, Larissa Fernandes da
Primeiro Orientador: Lima, Izabel França de
Primeiro Coorientador: Paiva, Eliane Bezerra
Resumo: Durante a pandemia da Covid-19, vivenciamos mudanças significativas na forma em que foram conduzidas as atividades do cotidiano, principalmente devido ao necessário isolamento social para diminuir o risco de contaminação. Diversos profissionais tiveram que realizar suas funções no ambiente online, inclusive os bibliotecários. Diante desses acontecimentos,surgiu a questão/problemaque deu origem à pesquisa:“Como se desenvolveram as atividades de Educação de Usuários nas bibliotecas universitárias federais brasileiras no período da pandemia da Covid-19?”. Buscando encontrar resposta a tais questionamentos, elegeu-se, como objetivo geral da pesquisa,analisar como se desenvolveu a Educação de Usuários nas bibliotecas universitárias federais brasileiras durante o período pandêmico. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem mista. O universo da pesquisa são as bibliotecas centrais das universidades federais do Brasil, e o instrumento de coleta de dados constituiu-se em um questionário que se divide em três partes: a primeira acerca do perfil dos respondentes, a segunda sobre a biblioteca em queos bibliotecários atuavam e sobre o serviço de referência, a terceira parte sobre a Educação de usuários. Tal instrumento foi elaborado no Google forms e aplicado aos (às) bibliotecário(as) das referidas bibliotecas. Para a análise dos dados quantitativos, utilizaram-se cálculos estatísticos;para os dados qualitativos, adotou-se a Análise de Conteúdo de Bardin.Visandoa delimitar o universo da pesquisa, realizou-se uma busca no portal do Ministério da Educação (e-MEC)para identificar o quantitativo de universidades federais do país, e, utilizando o filtro que definia aquelas com conceito institucional igual ou maior que 04, resultou-se em 44universidades federais, ou seja, 44 bibliotecas. O questionário foi enviado para essas bibliotecas,obtendo-se o retorno de 31 participantes. Os resultadosda pesquisa demonstraram que os bibliotecários, apesar das dificuldades enfrentadas e relatadas nas questões abertas, além da mudança abrupta para tentar entregar os serviços online, empenharam-se em atenderàs necessidades de seus usuáriospor meiode treinamentos, de capacitações, de videoaulas,de uso de redes sociais e de plataformasdigitais tanto para aplicar tais instruções, quanto paraos demais atendimentos. Conclui-se que as bibliotecas precisam ter um norte, ou seja, necessitamde diretrizes para otimização de seus serviços durante um período pandêmico, como também desenvolver, de fato, programas de educação de usuários por meiode uma comissão formada por bibliotecários para, assim, tornar seus usuários competentes em informação.
Abstract: Duringthe Covid-19 pandemic, weexperiencedsignificantchanges in thewayday-todayactivitieswereconducted, mainlyduetothenecessary social isolationtoreducetheriskofcontamination. Severalprofessionalshadtoperformtheirfunctions in the online environment, includinglibrarians. Giventheseevents, some questionsthat gave risetotheresearch: “Howwere User Educationactivitiesdeveloped in Brazilian federal universitylibrariesduringthe Covid-19 pandemicperiod? What are thedifficultiesfacedbylibrarians in developingsuchactivities?” Seekingtofindanswerstosuchquestions, the general objectiveoftheresearchwastoanalyzehow User Educationdeveloped in Brazilian federal universitylibrariesduringthepandemicperiod. As for themethodology, it is anexploratoryanddescriptivestudy, with a mixed approach. The researchuniversitiesthe central librariesof federal universities in Brazilandthe data collectioninstrumentconsistedof a questionnaire thatisdividedintothreeparts: thefirstaboutthe profile oftherespondents, thesecondaboutthelibrary in whichthelibrariansworked,andthe third part aboutreferenceserviceon User Education. Thisinstrumentwascreated in Google formsandappliedtothereferencelibrariansoftheselibraries. For theanalysisofquantitative data, statisticalcalculationswereused, and for qualitative data, Bardin'sContentAnalysiswasadopted. Aimingtodelimittheresearchuniverse, a searchwascarried out ontheMinistryofEducation (e- MEC) portal toidentifythenumberof federal universities in the country, and, usingthefilterthatdefinedthosewithaninstitutionalconceptequaltoorgreaterthan 04, resulted in 44 federal universities, thatis 44 libraries. The questionnairewassenttotheselibraries, receiving feedback from 31 participants. The researchresultsdemonstratedthatlibrarians, despitethedifficultiesfacedandreported in the open questions, in additiontotheabruptchangetotrytodeliverservices online, werecommittedto meeting theneedsoftheirusersthrough training, qualifications, video lessons, use of social networks and digital platformsbothtoapplysuchinstructionsand for otherservices. It isconcludedthatlibrariesneedtohave a direction, thatis, theyneedguidelines for optimizingtheirservicesduring a pandemicperiod, as well as actuallydeveloping user educationprogramsthrough a committeeformedbylibrarians in orderto make theircompetentinformationusers.
Palavras-chave: Educação de usuários
Biblioteca universitária
Pandemia da Covid -19
Serviço de referência
User education
University library
Covid-19 pandemic
Reference service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33811
Data do documento: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LarissaFernandesDaSilva_Tese.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons