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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33820
Tipo: Dissertação
Título: Maturidade organizacional para adoção de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)
Autor(es): Filgueira, Adriano Araujo
Primeiro Orientador: Costa, Francisco José da
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito identificar e analisar o grau de maturidade das organizações que pretendem adotar o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) como modelo em suas estruturas, assim como também para aquelas que já aderiram, mas estão em processo de implementação, e desta forma o trabalho responder à seguinte questão de “como mensurar e diagnosticar o nível de maturidade de um grupo econômico para recepcionar um Centro de Serviços Compartilhados?” Com objetivo principal de responder a esse problema, foi feita uma revisão de literatura, pela qual foram identificadas as seguintes dimensões de maturidade: Governança corporativa; Resultados operacionais; Base de inovação tecnológica; e Fator humano. Foi feito um estudo de campo, de base metodológica qualitativa, em que foi realizada a priori a validação inicial da escala com acadêmicos durante a disciplina de mensuração e design da pesquisa quantitativa do programa de pós-graduação em administração da Paraíba – PPGA/UFPB, verificando as dimensões e seus itens. Durante o processo, foi realizada uma entrevista com especialistas em CSC e o envio do questionário para a entidade da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) para coleta de dados. Em seguida, foi iniciada a confecção de um instrumento de mensuração com as primeiras premissas construídas com base nos dados obtidos. Foram escolhidas seis organizações pretendentes à adoção do modelo CSC, em que foi realizada a pesquisa empírica com as pessoas-chaves dessas organizações. Em decorrência dos dados primários obtidos, passamos pelo processo de tratamento das informações. Dessa forma, como consequência da pesquisa de campo, foi validado o instrumento de análises de maturidade organizacional para a implantação de um CSC, assim como também foi possível mensurar e diagnosticar o nível de maturidade organizacional aos pretendentes do modelo de estrutura do CSC, evidenciados pelos resultados pretendidos da pesquisa. A pesquisa deixa como contribuição a produção de um instrumento para medir de forma inicial o grau de maturidade nas organizações pretendentes ao modelo de CSC, contribuindo para as atividades de consultorias e profissionais autônomos para medição e avaliação pelas empresas contratantes, com o intuito de medir e conhecer o cenário de maturidade da organização, assim como também proporcionar mais discussão sobre temas voltados para o contexto de CSC.
Abstract: SSCs consolidate activities supporting key business processes into one main operating unit. The implementation of a SSC can bring significant benefits, such as the standardization of processes, optimization of teams, and improvement in internal and external communication. However, the implementation of a SSC is not an easy task and involves several challenges. One of these challenges is the need to measure the degree of maturity of the organization to ensure a successful implementation. The maturity of the organization is related to the moment or stage in which the organization is on the path of organizational development. The purpose of this research was to identify and analyze the degree of maturity of organizations that intend to adopt the SSC as a model in their structures, as well as for those that have already adhered to it, but are in the process of implementation. In order to answer the question of how to measure and diagnose the level of maturity of an economic group to receive a Shared Services Center? With this, the main objective was to propose a measurement instrument aimed at analyzing the degree of organizational maturity of economic groups for the implementation of a SSC that resulted in the specific objectives of analyzing and understanding the institutional stages of the organizations required for the adoption of the SSC, as well as the specific objective of developing an instrument to measure organizational maturity for the groups intending to implement the SSC model. This research was characterized as an exploratory and descriptive field study. This is an empirical research, reinforcing the qualitative methodology. The scale model that best adapted to the present research was the proposed scale based on John Rossiter's paradigm of the C-OAR-SE model method, hierarchized in the form of a checklist.
Palavras-chave: Administração de empresas
Centro de Serviços Compartilhados (CSC)
Maturidade organizacional
Ciclo de vida organizacional
Shared Services Center (SSC)
Mensuração e escalas
Shared services center
Organizational maturity
Organizational life cycle
Shared services center
Measurement and scales
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33820
Data do documento: 15-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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