Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33825
Tipo: TCC
Título: Aplicação de recursos lúdicos nas aulas de matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Lima, Aniely Oliveira Cardoso
Primeiro Orientador: Sousa, Wallace Mangueira de
Resumo: Este trabalho objetiva aprimorar e aflorar o interesse pelo componente de Matemática, visto que este é temido ainda hoje por muitos estudantes. Desse modo, esta pesquisa foi realizada a partir do trabalho com jogos em sala de aula, a exemplo de Criptograma de Números, Stop da Matemática e Dominó das Frações. Com base na aplicação desses jogos, foi feita uma análise da aceitação e do envolvimento dos estudantes com a disciplina, nas turmas de 6º ano A, B e C do turno da manhã, que demonstrou o enriquecimento do raciocínio lógico, da percepção visual, da agilidade no cálculo mental e, sobretudo, do fortalecimento do vínculo da turma, consequentemente apontando uma redução no número de faltas injustificadas, pelo fato de tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. Assim, os resultados da pesquisa mostram uma maior concentração dos alunos em sala de aula além de melhorar sua autoestima, desfazendo o estigma de que essa disciplina é difícil pelo fato de que eles conseguiram se enxergar capazes de aprender realizando cálculos mentais rapidamente e participando efetivamente das aulas e da construção de sua aprendizagem.
Abstract: The aim of this work is to improve and awaken interest in the mathematics component, since it is still feared by many students today. This research was carried out using games in the classroom, such as Cryptogram of Numbers, Math Stop and Fraction Dominoes. Based on the application of these games, an analysis was made of the students' acceptance and involvement with the subject, in the 6th grade A, B and C classes on the morning shift, which demonstrated the enrichment of logical reasoning, visual perception, agility in mental calculation and, above all, the strengthening of the class bond, consequently pointing to a reduction in the number of unjustified absences, due to the fact that it makes classes more dynamic and participatory. Thus, the results of the research show that the students' concentration in the classroom has improved, as well as their self-esteem, dispelling the stigma that this subject is difficult because they have been able to see themselves as capable of learning by performing mental calculations quickly and participating effectively in lessons and in the construction of their learning.
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Raciocínio lógico
Cálculo mental
Matemática - Aulas dinâmicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33825
Data do documento: 8-Jul-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOCL06032025 .pdf975,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.