Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33828
Tipo: | TCC |
Título: | A literatura de cordel nas aulas de geografia: a aplicação do projeto de extensão Geofisa- explica/UFPB na EMAI Leonel Brizola - João Pessoa/PB |
Autor(es): | Santos, Lucas Henrique Delgado dos |
Primeiro Orientador: | Cunico, Camila |
Primeiro Coorientador: | Ferreira, Sandra Lessa da Silva |
Resumo: | É abordado no projeto de extensão Geofisa explica desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, colaborando com a extensão o objeto deste estudo foi analisar a utilização de literatura de cordel como recurso didático no ensino da Geografia. O objetivo é integrar essa manifestação cultural nordestina às aulas, por meio das atividades da extensão, visando facilitar a compreensão de conceitos geográficos e promover uma aprendizagem mais envolvente. A metodologia empregou a produção de vídeos educativos baseados em cordéis, exibidos para turmas do 7o ano do Ensino Fundamental, seguido de atividades para avaliar o impacto no aprendizado. Os resultados apontam que o uso do cordel aumentou o engajamento dos estudantes e facilitou a compreensão dos temas geográficos, promovendo a interdisciplinaridade, ao conectar cultura local e conteúdo acadêmico. Contudo, desafios de acessibilidade foram identificados, especialmente à inclusão de discentes surdos, destacando a importância de práticas pedagógicas mais inclusivas. Conclui-se que a literatura de cordel é um recurso eficaz para o ensino de Geografia, enriquecendo as aulas e aproximando os estudantes de sua realidade cultural. |
Abstract: | The extension project Geofisa Explica, developed at the Federal University of Paraíba, served as the foundation for this study, which analyzed the use of cordel literature as a teaching resource in Geography education. The objectives was to integrate this northeastern cultural expression into classroom activities through extension efforts, aiming to facilitate the understanding of geographic concepts and promote more engaging learning experiences. The methodology involved the creation of educational videos based on cordéis (traditional rhymed booklets), which were shown to 7th-grade elementary school students, followed by activities to assess the impact on learning. The results indicate that the use of cordel literature increased student engagement and enhanced their understanding of geographic topics, fostering interdisciplinarity by connecting local culture with academic content. However, challenges related to accessibility were identified, particularly regarding the inclusion of deaf students, underscoring the importance of more inclusive pedagogical practices. It is concluded that cordel literature is an effective resource for teaching Geography, enriching lessons and bringing students closer to their cultural reality. |
Palavras-chave: | Cordel Geografia Cultura e interdiciplinaridade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33828 |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LHDS06032025_ARTIGO.pdf | 905,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.