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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33831
Tipo: | Tese |
Título: | Desenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com transtorno do espectro autista por meio do método Dhaca |
Autor(es): | Freitas, Fernanda Aparecida Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Alves, Giorvan Ânderson dos Santos |
Resumo: | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido por uma condição neurobiológica caracterizada pela presença de prejuízos severos e invasivos nas áreas da interação e comunicação social. Alguns indivíduos com TEA necessitam de apoio de sistemas alternativos de comunicação para auxiliar na interação e comunicação. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) promove possibilidades comunicativas através da utilização integrada de símbolos, recursos, estratégias e técnicas. Objetivos: Analisar os efeitos da aplicação de um método de Comunicação Aumentativa e Alternativa (DHACA) no desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA. Método: A amostra foi composta por 12 crianças com idades entre dois e cinco anos de idade com o diagnóstico do TEA que foram submetidas a 20 sessões de atendimento fonoaudiológico mediados pelo método DHACA. A linguagem das crianças foi analisada em duas etapas, antes e após as sessões de terapia fonoaudiológica. Foram utilizados três protocolos, o Autism Treatment Evaluation Checklist – ATEC (RIMLAND; EDELSON, 1999), o qual foi aplicado com os responsáveis das crianças, o Protocolo de Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo- ACOTEAR (MONTENEGRO, 2020) e o Childhood Autism Rating Scale-CARS (SCHOPLER; REICHLER; RENNER, 1986), que foram aplicados pelos terapeutas. Os dados foram analisados por meio de estatística analítica e descritiva constituindo o corpus desta investigação. Resultados: Foram encontrados resultados estatisticamente significativos no que diz respeito a forma de comunicação e habilidades de comunicação. Pudemos observar que algumas crianças desenvolveram a oralidade a partir do uso do método e puderam ampliar sua forma de comunicação, incluindo ampliação morfossintática, lexical, das funções comunicativas e do diálogo, demonstrando um ganho positivo nas habilidades linguísticas no grupo pesquisado. Conclusão: A maioria das crianças que receberam a intervenção de linguagem mediada pelo método DHACA apresentaram uma evidente evolução em seus níveis linguísticos e ampliação de seu repertório comunicativo. |
Abstract: | Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder defined by a neurobiological condition characterized by the presence of severe and invasive impairments in the areas of social interaction and communication. Some individuals with ASD require support from alternative communication systems to assist with interaction and communication. Augmentative and Alternative Communication (AAC) promotes communicative possibilities through the integrated use of symbols, resources, strategies and techniques. Objectives: to describe the effects of applying an Augmentative and Alternative Communication method (DHACA) on the language development of children with ASD. Method: The sample consisted of 12 children diagnosed with ASD who underwent 20 speech therapy sessions mediated by the DHACA method. The children's language was analyzed in two stages, before and after the therapy sessions. Three protocols were used, the Autism Treatment Evaluation Checklist – ATEC (RIMLAND; EDELSON, 1999), which was applied with the children's guardians, the Protocolo de Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo- ACOTEA-R (MONTENEGRO, 2020) and the Childhood Autism Rating Scale-CARS (SCHOPLER; REICHLER; RENNER, 1986), was answered by the therapists. The data were statistically analyzed. Results: Statistically significant results were found regarding the form of communication and communication skills. We were able to observe that some children developed orality through the use of the method and were able to expand their form of communication, including expansion of morphosyntactic, lexical, communicative functions and dialogue, demonstrating a positive gain in linguistic skills in the researched group. Conclusion: The majority of children who received language intervention mediated by the DHACA method showed an evident evolution in their linguistic levels and expansion of their communicative repertoire. |
Palavras-chave: | Autismo Linguagem Comunicação Socialização Comunicação alternativa Autism Language Communication Socialization Alternative communication |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Citação: | FREITAS, F. Desenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista por meio do método DHACA. 2024. 144f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33831 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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