Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33839
Tipo: | Tese |
Título: | Decolonialidade e confluência na educação quilombola : experiências no ensino de literatura e na oralitura |
Autor(es): | Dias, Plínio Rogenes de França |
Primeiro Orientador: | Alves, José Hélder Pinheiro |
Resumo: | A presente tese é resultado de uma pesquisa-ação na Escola Municipal Quilombola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Antônia do Socorro Silva Machado, instituição inserida no território quilombola de Paratibe, situado no bairro de Paratibe, periferia sul do município de João Pessoa-PB. A qualificação da escola como quilombola tornou emergentes os estudos decoloniais aplicados ao currículo, além de reforçar pesquisas já consolidadas na academia quanto a: quilombismo; didática antirracista; implementação da lei 10639/03 e da lei 11645/08; decolonialidade na educação. O cruzamento desses temas proporcionou um levantamento de dados e aportes teóricos diversificados nas áreas de educação popular; educação para as relações étnico-raciais; estudos culturais e africanidades; oralidade e ensino de literatura. A descrição do campo, com metodologia etnográfica, determinou importantes temáticas para o trabalho de leitura literária, como questões ligadas a gênero, territorialidade, cultura de paz, família, ancestralidade, religiosidade e alimentação. Os dados foram coletados a partir de diário de campo, entrevistas, registros de experiências em sala de aula, círculo de cultura e práticas integrativas. Todos os sujeitos são alunos e alunas de anos finais do ensino fundamental II, membros da comunidade quilombola e da escola. A pesquisa foi autorizada pelo comitê de ética da Universidade Federal da Paraíba e, por tal motivo, todos os registros de falas e imagens de pessoas, sobretudo menores de idade, são preservados conforme a regulamentação para pesquisa com seres humanos. Inicialmente, o campo é apresentado e enseja debates sobre currículo, decolonialidade e educação quilombola a partir dos valores civilizatórios afrobrasileiros. As questões levantadas promoveram uma ressignificação da formação docente para atuar nessa modalidade de ensino, sobretudo quanto à oralidade e a um repertório de leituras afro-brasileiras. A busca por preencher essas lacunas motivou ainda uma reelaboração de saberes no campo da metodologia de ensino de leitura literária e de ações quanto à oralitura, que se revelou como importante categoria para o projeto quilombista da escola. Foram desenvolvidas diversas experiências de ensino-aprendizagem dentro e fora de ambientes pedagógicos tradicionais, ampliando percepções sobre territorialidade, corporeidade e ritualidade na práxis pedagógica da instituição. As questões sobre currículo, decolonialidade e educação quilombola foram desenvolvidas a partir de GOMES (2017; 2021), SANTOS (2023), RUFINO (2019; 2021), MALDONADO-TORRES (2020), NASCIMENTO (2019; 2022), PEREIRA (2007), HOOKS (2017; 2021), NOGUERA (2020; 2023) ARROYO (2013) e BRANDÃO (1984; 2006). Para os debates de oralidade, oralitura e ensino de leitura literária, recorre-se a ZUMTHOR (2000; 2010), ROTHENBERG (2006), BARTHES (2004), MARTINS (1997; 2021), PINHEIRO (2015; 2018), BAJOUR (2012), COSSON (2020) e LARROSA (2021) além de diversas vozes não-acadêmicas, como poetas, cantores/as, quilombolas, indígenas e lideranças religiosas. Foram realizadas diversas práticas com debates orais e oralização de poemas e narrativas curtas, destacando-se leituras de Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, João Cabral de Melo Neto, Patativa do Assaré, Elisa Lucinda, Sônia Sultuane, Rubem Braga, além de diversas canções e de textos do próprio professor-pesquisador. |
Abstract: | This thesis is the result of an action research at the Quilombola Municipal School of Early
Childhood Education and Elementary Education Professor Antônia do Socorro Silva Machado,
institution located in the quilombola territory of Paratibe, located in Paratibe neighborhood,
southern outskirts of the municipality of João Pessoa-PB. The qualification of the school as
quilombola made emerging the decolonial studies applied to the curriculum in addition to
reinforcing researches that are already consolidated in academia regarding on: quilombism;
anti-racist didactics; implementation of laws 10639/03 and 11645/08; decoloniality in education.
The crossing of these themes provided a collection of data and diversified theoretical
contributions in the areas of popular education; education for ethnic-racial relations; cultural
studies and Africanities; orality and literature teaching. The description of the field, using
ethnographic methodology, determined important themes for the literary reading work, such as
issues linked to gender, territoriality, culture of peace, family, ancestry, religiosity and
alimentation. Data were collected from field diaries, interviews, records of classroom
experiences, culture circles and integrative practices. All subjects are students in the final years
of elementary school, members of the quilombola community and the school. The research was
authorized by the ethics committee of the Federal University of Paraíba and, for this reason, all
records of speeches and images of people, especially minors, are preserved in accordance with
the regulations for research with human beings. Initially, the field is presented and leads to
debates on curriculum, decoloniality and quilombola education based on Afro-Brazilian
civilizational values. The questions that were raised promoted a redefinition of teacher training
to work in this type of teaching, especially regarding to orality and a repertoire of Afro-Brazilian
readings. The search to fill these gaps also motivated a re-elaboration of knowledge in the field
of teaching methodology for literary reading and actions regarding to oration, which proved to
be an important category for the school’s quilombist project. Several teaching-learning
experiences were developed inside and outside traditional pedagogical environments,
expanding perceptions about territoriality, corporeity and rituality in the institution’s
pedagogical praxis. The questions about curriculum, decoloniality and quilombola education
were developed based on GOMES (2017; 2021), SANTOS (2023), RUFINO (2019; 2021),
MALDONADO-TORRES (2020), NASCIMENTO (2019; 2022), PEREIRA (2007), HOOKS
(2017; 2021), NOGUERA (2020; 2023) ARROYO (2013) e BRANDÃO (1984; 2006). For
debates on orality, oraliture and teaching literary reading, we use ZUMTHOR (2000; 2010),
ROTHENBERG (2006), BARTHES (2004), MARTINS (1997; 2021), PINHEIRO (2015;
2018), BAJOUR (2012), COSSON (2020) and LARROSA (2021) in addition to several nonacademic
voices, such as poets, singers, quilombolas, indigenous people and religious leaders.
Various practices were carried out with oral debates and oralization of poems and short
narratives, highlighting readings by Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, João Cabral de Melo
Neto, Patativa do Assaré, Elisa Lucinda, Sônia Sultuane, Rubem Braga, in addition to several
songs and texts by the professor-researcher himself. RESUMEN Esta tesis es el resultado de una investigación-acción en la Escola Municipal Quilombola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Antônia do Socorro Silva Machado, institución ubicada en el territorio quilombola de Paratibe, ubicada en el barrio de Paratibe, en la periferia sur de la ciudad de João Pessoa-PB. La calificación de la escuela como quilombola hizo surgir estudios decoloniales aplicados al currículo, además de reforzar investigaciones ya consolidadas en la academia sobre: quilombismo; enseñanza antirracista; implementación de la ley 10639/03 y la ley 11645/08; La decolonialidad en la educación. El cruce de estos temas proporcionó una recopilación de datos y aportes teóricos diversos en las áreas de la educación popular; educación para las relaciones étnico-raciales; estudios culturales y africanidades; Oralidad y enseñanza de la literatura. La descripción del campo, utilizando metodología etnográfica, determinó temas importantes para el trabajo de lectura literaria, como cuestiones vinculadas al género, territorialidad, cultura de paz, familia, ascendencia, religiosidad y alimentación. Los datos se recolectaron a partir de diarios de campo, entrevistas, registros de experiencias en el aula, círculos culturales y prácticas integradoras. Todos los sujetos son estudiantes de los últimos años de la escuela primaria, miembros de la comunidad quilombola y de la escuela. La investigación fue autorizada por el comité de ética de la Universidad Federal de Paraíba y, por eso, todos los registros de discurso e imágenes de personas, especialmente los con menos de dieciocho años, se conservan de acuerdo con las normas para investigaciones con seres humanos. Inicialmente, el campo se presenta y da lugar a debates sobre el currículum, la decolonialidad y la educación quilombola basada en los valores de la civilización afrobrasileña. Las cuestiones planteadas promovieron una redefinición de la formación docente para actuar en ese tipo de enseñanza, especialmente en lo que respecta a la oralidad y al repertorio de lecturas afrobrasileñas. La búsqueda de llenar esos vacíos también motivó una reelaboración de conocimientos en el campo de la metodología de enseñanza de la lectura literaria y acciones relacionadas a la oralitura, que resultó ser una categoría importante para el proyecto quilombista de la escuela. Se desarrollaron diversas experiencias de enseñanza-aprendizaje dentro y fuera de ambientes pedagógicos tradicionales, ampliando percepciones sobre territorialidad, corporalidad y ritualidad en la praxis pedagógica de la institución. Las preguntas sobre currículo, decolonialidad y educación quilombola fueron desarrolladas con base en GOMES (2017; 2021), SANTOS (2023), RUFINO (2019; 2021), MALDONADO-TORRES (2020), NASCIMENTO (2019; 2022), PEREIRA (2007) , HOOKS (2017; 2021), NOGUERA (2020; 2023) ARROYO (2013) y BRANDÃO (1984; 2006). Para debates sobre oralidad, oralitura y enseñanza de la lectura literaria, ZUMTHOR (2000; 2010), ROTHENBERG (2006), BARTHES (2004), MARTINS (1997; 2021), PINHEIRO (2015; 2018), BAJOUR (2012), COSSON (2020) y LARROSA (2021) además de varias voces no académicas, como poetas, cantantes, quilombolas, indígenas y líderes religiosos. Se realizaron diversas prácticas con debates orales y oralización de poemas y narraciones breves, destacándose lecturas de Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, João Cabral de Melo Neto, Patativa do Assaré, Elisa Lucinda, Sônia Sultuane, Rubem Braga, además de varias canciones y de textos del propio docente-investigador. |
Palavras-chave: | Educação quilombola Currículo e decolonialidade Cultura afro-brasileira Quilombola education Curriculum and decoloniality Confluence Teaching of literary reading Orality and oraliture Afro-Brazilian culture Educación quilombola Currículo e decolonialidad Enseñanza de lectura literaria Oralitura Cultura Afro-brasileña |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33839 |
Data do documento: | 21-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PlinioRogenesDeFrancaDias_Tese.pdf | 6,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons