Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3385
Tipo: TCC
Título: Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Shelzea Maria Bezerra
Primeiro Orientador: Lima, Ivana Maria Medeiros de
Resumo: Na atual sociedade da informação e comunicação os professores enfrentam o desafio de conviver numa nova dinâmica social e têm a responsabilidade de criar modelos pedagógicos adequados que atendam as peculiaridades exigidas a essa cultura tecnológica. A partir desta necessidade de inclusão das tecnologias digitais na prática pedagógica na educação infantil na escola de educação infantil na cidade de Pedra Lavrada, estado da Paraíba, buscou-se verificar como professores lidam com as tecnologias digitais presentes na escola, avaliar o uso das tecnologias digitais como ferramentas de mediação pedagógica para o ensino na educação infantil, bem como analisar as possibilidades educativas envolvendo a tecnologia e a inclusão digital na escola de educação infantil. Foram utilizados no estudo de caso procedimentos metodológicos pautados numa perspectiva teórica- crítica com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Segundo os objetivos adotou um caráter descritivo, onde foram utilizadas técnicas padronizadas de coleta de dados através de questionário e observação sistemática. A pesquisa possibilitou identificar que os professores consideram importante a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na prática pedagógica e que a utilização destas é capaz de proporcionar transformações na relação aluno, professor e conhecimento. Os sujeitos da pesquisa apontaram para uma necessidade urgente de formação continuada que vise à capacitação e o aperfeiçoamento para a utilização das TDICs no ambiente escolar, uma vez que a maioria dos professores não se sente seguro com relação ao conhecimento e habilidades para desenvolver atividades pedagógicas utilizando essas ferramentas de apoio pedagógico.
Abstract: In today's information society and communication teachers face the challenge of living in a new social dynamics and have a responsibility to create pedagogical models suited to meet the peculiarities required to this technological culture. From this necessity of inclusion of digital technologies in the pedagogical practice in early childhood education in the school hall of child education in city of Pedra Lavrada, Paraiba, we sought to ascertain how teachers deal with digital technologies present in school, to evaluate the use of digital technologies as tools for mediation to pedagogical education in early childhood education, as well as a review of the educational possibilities involving technology and digital inclusion in the school of early childhood education. It was used in the case study methodological procedures based on a theoretical perspective-critique with a quantitative and qualitative approach.According to the objectives adopted a descriptive, where they were used standardized techniques of data collection through questionnaire and systematic observation.The research made it possible to identify that teachers consider important the insertion of digital technologies of information and communication technologies (TDICs) in the pedagogical practice and the use of these is able to provide transformations in relation student, teacher and knowledge.The subjects of this research pointed to an urgent need for continuing education aimed at training and the improvement in the use of TDICs in the school environment, since the majority of teachers do not feel safe with regard to knowledge and skills to develop pedagogical activities using these tools of pedagogical support.
Palavras-chave: Ensino infantil
Tecnologia da informação
Inclusão digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3385
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMBO18012017.pdf524,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.