Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33876
metadata.dc.type: TCC
Título : Construção de uma Esteira Didática Eletropneumática Inteligente Utilizando Tecnologias de Impressão 3D e Arduino
metadata.dc.creator: Kutzner, Terence Myren
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima Junior, José Carlos de
metadata.dc.description.resumo: As esteiras exercem um papel fundamental no transporte de materiais. Seu conceito foi aprimorado ao longo das revoluções industriais, tornando-as cada vez mais automatizadas e robotizadas. Assim, as esteiras passam a exercer um papel fundamental nos processos produtivos industriais. Nesse quesito, a simulação de sistemas desse tipo, são um processo fundamental no desenvolvimento acadêmico do aluno de engenharia. Uma versão em escala desses processos, não só permitem um primeiro contato com os diversos tipos de tecnologias empregados, mas apresentam de uma forma prática os conhecimentos vistos ao longo do curso de engenharia. Entretanto, quando se analisa o quesito custo, ainda se observam um grande desafio de aquisição pelas instituições de ensino. Dessa forma, buscando alternativas com o emprego de tecnologias que estão cada vez mais acessíveis, como a impressão 3D e Arduino, é proposto o desenvolvimento e construção de uma esteira didática que, ao final, teve um custo bastante inferior quando comparado as opções disponíveis no mercado.
Resumen : Conveyors play a fundamental role in material transportation. Their concept has been refined throughout the industrial revolutions, making them increasingly automated and roboticized. Therefore, conveyors come to play a crucial role in industrial production processes. In this regard, simulating systems of this kind is a fundamental process in the academic development of engineering students. A scaled-down version of these processes not only allows for initial exposure to various types of employed technologies but also provides a practical demonstration of the knowledge acquired throughout the engineering course. However, when considering cost, there still exists a significant challenge in acquisition for educational institutions. Therefore, seeking alternatives by leveraging technologies that are becoming increasingly accessible, such as 3D printing and Arduino, the development and construction of an educational conveyor is proposed, which, in the end, had a significantly lower cost compared to the options available on the market
Palabras clave : Esteira Didática
Manufatura Aditiva
Arduino
Impressão 3D
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia Mecânica
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33876
Fecha de publicación : 3-may-2024
Aparece en las colecciones: TCC - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
01. TCC - Terence - Versão Final. .pdf14,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.