Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33886
Tipo: | TCC |
Título: | Bancada digital didática para análise de flambagem: Desenvolvimento e Aplicação |
Autor(es): | Cavalcante, Igor Pinto |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Andersson Guimarães |
Resumo: | O trabalho apresenta como proposta o desenvolvimento e construção de uma bancada didática de flambagem com recursos digitais para aquisição dos valores. Com o intuito de realizar o desenvolvimento de uma ferramenta de ensino, que propõe uma experiência prática dos conceitos de flambagem em colunas de Euler para os estudantes dos cursos de engenharia, motivado pela melhoria na metodologia de ensino nas universidades. Além disso, a bancada construída disponibiliza um recurso visual que simula as compressões em colunas sob diferentes condições de extremidades. Para a realização da construção da bancada, foram necessários a aplicação de conhecimentos de estruturas metálicas, elementos de máquinas, manufatura aditiva, sistema elétricos e programação. Para o presente trabalho, foram utilizadas réguas de aço inoxidável submetidas a três tipos de condições de extremidade superior e inferior: articulado-articulado; articulado-engastado; e engastado-engastado. Cada uma dessas condições tem uma curvatura característica e uma carga crítica de flambagem, tornando possível a utilização em corpos esbeltos, que tenham um comprimento entre 15 cm e 35 cm, até 5 mm de espessura e com cargas de até 20 kg. O sistema foi adotado com um processo de digitalização da leitura dos resultados, utilizando células de carga e placa de aquisição eletrônica sobre a plataforma Arduino, com resultado de carregamento apresentado em display digital |
Abstract: | The work presents a proposal for the development and construction of a didactic buckling bench with digital resources for data acquisition. The aim is to create a teaching tool that offers a practical experience of Euler column buckling concepts for engineering students, driven by the desire to improve teaching methodology in universities. Additionally, the constructed bench provides a visual resource that simulates column compressions under different end conditions. To build the bench, knowledge of metal structures, machine elements, additive manufacturing, electrical systems, and programming was required. Stainless steel rulers were used, subjected to three types of upper and lower end conditions: articulatedarticulated; articulated-fixed; and fixed-fixed. Each of these conditions has a characteristic curvature and a critical buckling load, allowing for use in slender bodies with lengths between 15 cm and 35 cm, thicknesses up to 5 mm, and loads up to 20 kg. The system adopted a process of digitizing result readings, using load cells and an electronic acquisition board on the Arduino platform, with loading results displayed digitally |
Palavras-chave: | Flambagem Colunas de Euler Bancada Didática |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Mecânica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33886 |
Data do documento: | 3-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
igor.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.