Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33892
Tipo: TCC
Título: Proposta de planejamento estratégico de um MEI no comércio varejista de cosméticos em João Pessoa
Autor(es): Almeida, Raffael Assis de.
Primeiro Orientador: Oliveira, Jailson Ribeiro de
Resumo: As empresas buscam, sempre, maneiras de alcançar vantagem competitiva frente aos concorrentes. Com isso, tem-se o planejamento estratégico que está atrelado ao ambiente empresarial, como um processo que possibilita que a organização tenha uma visão do seu ambiente interno e externo, fornecendo a identificação de possíveis riscos e oportunidades. Esse trabalho tem por objetivo a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para um Microempreendedor Individual no setor de comércio varejista de cosméticos na cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi desenvolvido, inicialmente, pelo levantamento de informações sobre a da empresa a partir de conversas com a proprietária, o que possibilitou a elaboração da identidade organizacional da empresa. Em seguida, foi feita a análise e diagnóstico dos ambientes interno e externo a partir das ferramentas PEST, Modelo das cinco forças de Porter, Matriz SWOT e o Business Model Canvas, resultando no traçado dos objetivos, metas e estratégias do negócio. Dessa forma, foi criada a proposta do plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H para o atingimento dos objetivos e metas estabelecidos no planejamento. Após essa etapa foi realizada a avaliação e controle das atividades definidas.
Abstract: Companies are always looking for ways to achieve a competitive advantage over their competitors. With this, strategic planning is linked to the business environment, as a process that allows the organization to have a vision of its internal and external environment, providing the identification of possible risks and opportunities. This work aims to develop a strategic planning proposal for an Individual Microentrepreneur in the cosmetics retail sector in the city of João Pessoa-PB. The study was initially developed by collecting information about the company from conversations with the owner, which made it possible to develop the company's organizational identity. Next, the analysis and diagnosis of the internal and external environments were carried out using PEST tools, Porter's Five Forces Model, SWOT Matrix, and the Business Model Canvas, resulting in the outlining of business objectives, goals, and strategies. In this way, the action plan proposal was created using the 5W2H tool to achieve the objectives and goals established in the planning. After this stage, the defined activities were evaluated and controlled.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Comércio Varejista de Cosméticos
MEI
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33892
Data do documento: 10-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Raffael_Assis_de_Almeida.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.