Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGutierrez, Mirtes de Almeida Coura-
dc.date.accessioned2025-03-12T16:20:05Z-
dc.date.available2019-12-23-
dc.date.available2025-03-12T16:20:05Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33918-
dc.description.abstractThis report presents a record of experience on the importance of research in public education through the informative exploratory methodology, based on the assumption that the student has to be interested, or stimulated, in doing research activities. In this sense, thinking about how to improve practical activities that interest the student, biweekly research papers with cross-cutting themes were adopted. The execution was carried out through projects contemplated by the State and carried out at the Ecit Alice Carneiro School, in Spanish and English language curriculum components, in high school grades, in which there was a practical class in the cafeteria with all the material used to cut vegetables.and some fruits, for the purpose of using these ingredients in the decoration of gastronomic dishes. Also, in this register, there were analyzes of textual readings researched by the student, with different regional and some countries, cultural themes, about the importance of the gastronomic professional and his production in the food industry, social events, restaurants, cafeterias, etc. This account justifies the need to insert students of basic education in a new globalized universe of professional skills, cultural knowledge and social interaction and their inclusions, as recommended by the Common National Curriculum Base (BNCC). The results achieved were satisfactory to the school and especially the student, as they felt as future professionals, especially at that time of practical class. Therefore, research activities stand out and are adopted in all components of the curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marciel Oliveira (marciel.oliveira@ccae.ufpb.br) on 2025-02-25T18:29:13Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirtesdeAlmeidaCouraGutierrez_TERMO.pdf: 454980 bytes, checksum: a6c62f23c723277f15bea9c417ba0fe5 (MD5) MirtesdeAlmeidaCouraGutierrez_RELATO DE PESQUISA.pdf: 4576888 bytes, checksum: c40213047adf972e6a32153bcb39c8dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:20:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirtesdeAlmeidaCouraGutierrez_TERMO.pdf: 454980 bytes, checksum: a6c62f23c723277f15bea9c417ba0fe5 (MD5) MirtesdeAlmeidaCouraGutierrez_RELATO DE PESQUISA.pdf: 4576888 bytes, checksum: c40213047adf972e6a32153bcb39c8dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T16:20:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirtesdeAlmeidaCouraGutierrez_TERMO.pdf: 454980 bytes, checksum: a6c62f23c723277f15bea9c417ba0fe5 (MD5) MirtesdeAlmeidaCouraGutierrez_RELATO DE PESQUISA.pdf: 4576888 bytes, checksum: c40213047adf972e6a32153bcb39c8dc (MD5) Previous issue date: 2019-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofA importância da pesquisa nas ações pedagógicas do docentept_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.titleRelato de experiência: a importância da pesquisa nas ações pedagógicas do docentept_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.description.resumoEste relato apresenta registro de experiência sobre a importância da pesquisa no Ensino Público, através da metodologia exploratória informativa, partindo do pressuposto de que o aluno tem de se interessar, ou ser estimulado, em fazer atividades de pesquisa. Nesse sentido, pensando sobre como melhorar atividades práticas que interessem o estudante, foi adotado trabalhos de pesquisa quinzenal com temas transversais. A execução foi empreendida por meio de projetos contemplados pelo Estado e realizados na Escola Ecit Alice Carneiro, em componentes curriculares de língua espanhola e inglesa, em séries do ensino médio, nos quais houve uma aula prática no refeitório com todo material utilizado no corte das verduras e algumas frutas, com a finalidade de usar esses ingredientes nas decorações dos pratos gastronômicos. Também, nesse registro, houve análises de leituras textuais pesquisadas pelo aluno, com diferentes temas culturais regionais e de alguns países, sobre a importância do profissional gastronômico e sua produção na indústria alimentícia, nos eventos sociais, nos restaurantes, lanchonetes, etc. Esse relato justifica pela necessidade de inserir discentes da educação básica em um novo universo globalizado de competências profissionais, de conhecimentos culturais e de interação social e suas inclusões, conforme preconiza a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os resultados alcançados foram satisfatórios à escola e em especial ao estudante, pois eles sentiram-se como futuros profissionais, principalmente naquele momento de aula prática. Portanto, ressaltam-se atividades de pesquisas e que sejam adotadas em todos os componentes da grade curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MirtesdeAlmeidaCouraGutierrez_TERMO.pdfTERMO444,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
MirtesdeAlmeidaCouraGutierrez_RELATO DE PESQUISA.pdfRELATO DE PESQUISA4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons