Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33922
Tipo: | TCC |
Título: | O agir docente revelado em relatórios de estágio supervisionado: uma análise interacionista sócio discursiva do trabalho de professores iniciantes |
Autor(es): | Lima, Denilson Cícero Farias de |
Primeiro Orientador: | Dias , Sandra Maria Araújo |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar como o agir docente (BRONCKART, 2004, 2006, 2009; MACHADO, 2004, 2009) encontra-se representado em relatórios de estágio supervisionado produzidos por professores iniciantes no estágio de um curso de Letras Língua Inglesa, modalidade de ensino a distância. A fundamentação está baseada nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2009), construto teórico-metodológico de caráter interdisciplinar, que concede, ao agir e à linguagem, um papel fundamental para o desenvolvimento humano, e da Ergonomia de linha francesa (AMIGUES, 2004, CLOT, 1999; MACHADO, 2004, 2007), ciência que investiga a atividade de trabalho pautada nos princípios do interacionismo social de Vigostki e nos estudos de Bakhtin. Na metodologia, apresentamos os dados coletados em um curso de Letras-Inglês a Distância, sendo constituídos por quatro relatórios produzidos para a disciplina de Estágio Supervisionado II. Assim, o presente trabalho constitui-se em uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Como procedimentos de análise, descrevemos o contexto de produção desses textos, os elementos constituintes da Semântica do Agir (BRONCKART & MACHADO, 2004, 2009) e os tipos de agir (BRONCKART & MACHADO, 2004; MAZZILLO, 2006). Os resultados revelaram que o trabalho dos professores iniciantes de língua inglesa está representado, nos relatórios analisados, por meio de determinantes externos, motivos, finalidades, intenções, ferramentas e capacidades que desvelam características e aspectos relacionados às dimensões da atividade dos actantes. Já a análise dos tipos de agir, por sua vez, evidenciou as ações linguageiras que circunscrevem o ofício dos docentes. |
Abstract: | The present work intends to analyze how the teaching act (BRONCKART, 2004, 2006, 2009; MACHADO, 2004, 2009) is represented in supervised internship reports produced by beginning teachers in the internship of an English Language Course, distance learning modality. The foundation is based on the theoretical and methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2009), a theoreticalmethodological construct of an interdisciplinary nature that grants action and language a fundamental role for human development; and French Ergonomics (AMIGUES, 2004, CLOT, 1999; MACHADO, 2004, 2007), a science that investigates work activity based on Vigostki's principles of Social Interactionism and Bakhtin's studies. In the methodology, we present the data collected in a long-distance English Language course, consisting of four reports produced for the discipline of Supervised Internship II. Thus, the present work constitutes a documentary research with a qualitative approach. As analysis procedures, we describe the context of production of these texts, the constituent elements of the Semantics of Acting (BRONCKART & MACHADO, 2004, 2009) and the types of acting (BRONCKART & MACHADO, 2004; MAZZILLO, 2006). The results revealed that the work of beginner english language teachers is represented, in the analyzed reports, through external determinants, motives, purposes, intentions, tools and capacities that reveal characteristics and aspects related to the dimensions of the actants' activity. The analysis of the types of action, in turn, showed the language actions that circumscribe the profession of teachers. |
Palavras-chave: | Agir docente Interacionismo Sociodiscursivo Semântica do Agir Estágio Supervisionado Relatórios |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33922 |
Data do documento: | 13-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DenilsonCíceroFariasdeLima_TCC.pdf | TCC | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
DenilsonCíceroFariasdeLima_TERMO.pdf | TERMO | 506,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons