Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33922
Tipo: TCC
Título: O agir docente revelado em relatórios de estágio supervisionado: uma análise interacionista sócio discursiva do trabalho de professores iniciantes
Autor(es): Lima, Denilson Cícero Farias de
Primeiro Orientador: Dias , Sandra Maria Araújo
Resumo: O presente trabalho pretende analisar como o agir docente (BRONCKART, 2004, 2006, 2009; MACHADO, 2004, 2009) encontra-se representado em relatórios de estágio supervisionado produzidos por professores iniciantes no estágio de um curso de Letras Língua Inglesa, modalidade de ensino a distância. A fundamentação está baseada nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2009), construto teórico-metodológico de caráter interdisciplinar, que concede, ao agir e à linguagem, um papel fundamental para o desenvolvimento humano, e da Ergonomia de linha francesa (AMIGUES, 2004, CLOT, 1999; MACHADO, 2004, 2007), ciência que investiga a atividade de trabalho pautada nos princípios do interacionismo social de Vigostki e nos estudos de Bakhtin. Na metodologia, apresentamos os dados coletados em um curso de Letras-Inglês a Distância, sendo constituídos por quatro relatórios produzidos para a disciplina de Estágio Supervisionado II. Assim, o presente trabalho constitui-se em uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Como procedimentos de análise, descrevemos o contexto de produção desses textos, os elementos constituintes da Semântica do Agir (BRONCKART & MACHADO, 2004, 2009) e os tipos de agir (BRONCKART & MACHADO, 2004; MAZZILLO, 2006). Os resultados revelaram que o trabalho dos professores iniciantes de língua inglesa está representado, nos relatórios analisados, por meio de determinantes externos, motivos, finalidades, intenções, ferramentas e capacidades que desvelam características e aspectos relacionados às dimensões da atividade dos actantes. Já a análise dos tipos de agir, por sua vez, evidenciou as ações linguageiras que circunscrevem o ofício dos docentes.
Abstract: The present work intends to analyze how the teaching act (BRONCKART, 2004, 2006, 2009; MACHADO, 2004, 2009) is represented in supervised internship reports produced by beginning teachers in the internship of an English Language Course, distance learning modality. The foundation is based on the theoretical and methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2009), a theoreticalmethodological construct of an interdisciplinary nature that grants action and language a fundamental role for human development; and French Ergonomics (AMIGUES, 2004, CLOT, 1999; MACHADO, 2004, 2007), a science that investigates work activity based on Vigostki's principles of Social Interactionism and Bakhtin's studies. In the methodology, we present the data collected in a long-distance English Language course, consisting of four reports produced for the discipline of Supervised Internship II. Thus, the present work constitutes a documentary research with a qualitative approach. As analysis procedures, we describe the context of production of these texts, the constituent elements of the Semantics of Acting (BRONCKART & MACHADO, 2004, 2009) and the types of acting (BRONCKART & MACHADO, 2004; MAZZILLO, 2006). The results revealed that the work of beginner english language teachers is represented, in the analyzed reports, through external determinants, motives, purposes, intentions, tools and capacities that reveal characteristics and aspects related to the dimensions of the actants' activity. The analysis of the types of action, in turn, showed the language actions that circumscribe the profession of teachers.
Palavras-chave: Agir docente
Interacionismo Sociodiscursivo
Semântica do Agir
Estágio Supervisionado
Relatórios
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33922
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DenilsonCíceroFariasdeLima_TCC.pdfTCC1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DenilsonCíceroFariasdeLima_TERMO.pdfTERMO506,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons