Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33923
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Caminhos que levam ao letramento digital: uma revisão teórica |
Autor(es): | Silva, Givanilson de Sousa |
Resumo: | As tecnologias têm ganhado cada vez mais espaço no mundo globalizado, o seu uso frequente tem facilitado a vida daqueles que buscam mais comodidade em seu dia a dia. E isso não tem sido diferente dentro do ambiente escolar. Assim sendo, esse artigo visa analisar as contribuições dos letramentos digitais para o contexto do ensino de línguas, objetivando discutir o conceito de letramento digital em contextos sociais diversos. Percebe-se que as tecnologias digitais têm ganhado cada vez mais espaço dentro do ambiente escolar, contribuindo de maneira positiva para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa tomou como base autores como Magda Soares (2004, 2010, 2012), Angela Kleiman (1995), Ferraro (2002), Coscarelli (2009, 2016), dentre outros. Para isso, precisou-se entender o conceito de Alfabetização e Letramento, bem como compreender as semelhanças e diferenças e como ambos caminham juntos para que o indivíduo possa tornar-se um cidadão mais crítico e participativo tanto no âmbito escolar, quanto em seu cotidiano. |
Abstract: | Technologies have gained more and more space in the globalized world, its frequent use has made life easier for those who seek more comfort in their day-to-day lives. And this has not been different within the school environment. Therefore, this article aims to analyze the contributions of digital literacies to the context of language teaching, aiming to discuss the concept of digital literacy in different social contexts. It is noticed that digital technologies have gained more and more space within the school environment, contributing positively to the teaching-learning process. In this sense, this4 research was based on authors such as Magda Soares ((2004, 2010, 2012), Angela Kleiman (1995), Ferraro (2002), Coscarelli (2009, 2016), among others. For this, it was necessary to understand the concept of Teaching to read and Write and Literacy, as well as to understand the similarities and differences and how both go together so that the individual can become a more critical and participatory citizen both in the school environment and in his/her daily life. |
Palavras-chave: | Letramento Digital Tecnologia Educação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33923 |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GivanilsondeSouzaSilva_TCC.pdf | TCC | 815,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
GivanilsondeSouzaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 172,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons