Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Lidiane De Cerqueira-
dc.date.accessioned2025-03-12T16:50:56Z-
dc.date.available2025-03-12T16:50:56Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33928-
dc.description.abstractThis article aims to identify the challenges faced in Youth and Adult Education in Brazil, presented in research published between the years 2015 and 2020. The research was carried out through a Systematic Literature Review, based on the analysis of published articles in national journals, between the years 2015 and 2020, evaluated by peers, with minimum classification in Qualis Capes B5 and that discussed the challenges faced in YAE. The articles addressed as themes the teacher training for YAE, PROEJA, the use of Information and Communication Technologies in this teaching modality, the pedagogical practices for teaching in EJA, school dropout and the analysis of education programs for youth and adults. The results revealed that the most recurrent challenge in YAE in Brazil is the absence of teacher training appropriate to this modality, which has implications for pedagogical practices and in the execution of education programs for young people and adults.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-03-05T18:46:06Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LidianedeCerqueiraMachado_TCC.pdf: 1111199 bytes, checksum: 89f6efdca2efe0fad5c96908b6258dab (MD5) LidianedeCerqueiraMachado_TERMO.pdf: 349351 bytes, checksum: 453a57102521d83a4214af7a58f07b0c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:50:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LidianedeCerqueiraMachado_TCC.pdf: 1111199 bytes, checksum: 89f6efdca2efe0fad5c96908b6258dab (MD5) LidianedeCerqueiraMachado_TERMO.pdf: 349351 bytes, checksum: 453a57102521d83a4214af7a58f07b0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T16:50:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LidianedeCerqueiraMachado_TCC.pdf: 1111199 bytes, checksum: 89f6efdca2efe0fad5c96908b6258dab (MD5) LidianedeCerqueiraMachado_TERMO.pdf: 349351 bytes, checksum: 453a57102521d83a4214af7a58f07b0c (MD5) Previous issue date: 2020-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPesquisas científicaspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleDesafios na educação de jovens e adultos: panorama das pesquisas no Brasil entre 2015 e 2020pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8573980668187046pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 05/02/2025pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo identificar os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos no Brasil, apresentados em pesquisas publicadas entre os anos de 2015 e 2020. A pesquisa foi realizada por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, a partir da análise de artigos publicados em periódicos nacionais, entre os anos de 2015 e 2020, avaliados por pares, com classificação mínima no Qualis Capes B5 e que discorressem sobre os desafios enfrentados na EJA. Os artigos abordaram como temáticas a formação docente para a EJA, o PROEJA, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nesta modalidade de ensino, as práticas pedagógicas para o ensino na EJA, evasão escolar e a análise de programas de educação de jovens e adultos. Os resultados revelaram que o desafio mais recorrente na EJA no Brasil é a ausência de uma formação docente adequada a esta modalidade, o que traz implicações nas práticas pedagógicas e na execução de programas de educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LidianedeCerqueiraMachado_TCC.pdfTCC1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LidianedeCerqueiraMachado_TERMO.pdfTERMO341,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons