Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33930
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Crenças e experiências de professores e alunos sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas do estado da Paraíba
metadata.dc.creator: Costa e Silva, Wisley Kid
metadata.dc.description.resumo: A língua inglesa é um idioma de grande destaque no cenário mundial e, por isso, desperta a curiosidade e admiração daqueles que resolvem aprender e dos que lecionam. Com isso, é importante elucidar quais as crenças e experiências que existem no ensino e aprendizagem de língua inglesa dentro das escolas públicas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo geral investigar as crenças e experiências de professores e alunos em relação ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa dentro das escolas públicas do estado da Paraíba. A fundamentação teórica reúne os estudos de Mora (1986) e Nuñez (1997), que refletem sobre as experiências de ensino de línguas. Os estudos de Almeida (1993), Benson e Lor (1999), Dewey (2001), Woods (2003), Houaiss (2006), Miccoli (2006 e 2010), Barcelos (2000, 2004, 2006, 2007) e Pajares (2007), definem e conceituam as crenças e as experiências. A pesquisa situa-se no campo das Ciências Humanas, mais especificamente na área de Linguística Aplicada; apresenta uma abordagem qualitativa e se constitui em uma investigação de natureza descritiva. Foi realizada uma pesquisa com professores de ensino médio que atuam na rede pública no estado da Paraíba, os quais participaram do programa Gira Mundo 2018, em diferentes cidades; além de 15 alunos do ensino médio da mesma rede, distribuídos entre as três séries dessa etapa da educação. Os resultados da pesquisa descrevem as crenças e experiências de professores e alunos sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa sendo relevante para que pesquisadores posteriores possam refletir acerca das ações determinadas pelas crenças e experiências que envolvem esse processo.
Resumen : English is a language of great prominence over the world and accordingly it arouses curiosity and admiration for those who decide to learn it and also for those who teach it. With this, it is important to elucidate which beliefs and experiences exist in the teaching and learning of the English language within public schools. Thus, the present study has as the general objective to investigate the beliefs and experiences of teachers and students in relation to teaching and learning within public schools in the state of Paraíba, Brazil. The theoretical contribution brings together the studies of Mora (1986) and Nuñez (1997), who reflect on the experiences of language teaching. The studies of Almeida (1993), Benson and Lor (1999), Dewey (2001), Woods (2003), Houaiss (2006), Miccoli (2006 and 2010), Barcelos (2000, 2004, 2006, 2007) and Pajares (2007), which define and conceptualize beliefs and experiences. The research is situated in the field of human sciences, more specifically in the area of Applied Linguistics; it presents a qualitative approach and it is an investigation of a descriptive nature. A survey was carried out with high school teachers who work in the public network in the state of Paraíba, who participated in the Gira Mundo 2018 program, in different cities, in addition to 15 high school students from the same network, distributed among the three grades of this stage of education. The research results describe the beliefs and experiences of teachers and students about the teaching and learning of the English language, which is relevant for further research to reflect on the actions determined by the beliefs and experiences that involve this process.
Palabras clave : Crenças
Língua Inglesa
Ensino
Experiências
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33930
Fecha de publicación : 31-may-2023
Aparece en las colecciones: TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WisleyKidCostaeSilva_ARTIGO.pdfARTIGO1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
WisleyKidCostaeSilva_TERMO.pdfTERMO184,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons