Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33935
Tipo: TCC
Título: A importância do ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas
Autor(es): Sousa, Tallyta Montielly Mangueira de
Primeiro Orientador: Dias, Sandra Maria Araújo
Resumo: A Língua Inglesa é considerada o idioma mais falado do mundo, sendo considerada como uma língua universal, em que cada vez mais o número de falante desse idioma vem crescendo, e essa língua vem fazendo parte cada vez mais na vida das pessoas, começando pela infância, onde está presente em filmes, jogos, vídeos, entre outros, pois para Freire (2021), a aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso, o Inglês, durante a infância tende a ocorrer de maneira mais fácil, pois se dá de forma descontraída. Diante disso, é notável a importância do ensino dessa língua já nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, especialmente nas Escolas Públicas, sendo que sua oferta é a partir do 6º ano, de acordo com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, o presente artigo intitulado “ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas” tem como objetivo geral discutir o papel da língua inglesa nos anos inicias do Ensino Fundamental I nas escolas públicas brasileiras. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, a qual ocorreu mediante um levantamento bibliográfico de pesquisas de artigos, teses, monografias e dissertações nas plataformas “Google Acadêmico” e nos Periódicos CAPES a partir das palavras-chave “inglês no fundamental I”, “ensino de inglês anos iniciais”, “inglês na educação infantil”. Para isso, foi aplicado um filtro com os critérios de inclusão para a seleção de trabalhos que atendiam o objetivo da pesquisa, foram eles: trabalhos que estejam verdadeiramente ligados aos objetivos dessa pesquisa; apresentar dados que sejam relevantes para alcançar o resultado final; está publicado em língua portuguesa; período estipulado entre 2009 a 2022. Foram selecionados cinco trabalhos, sendo três artigos, uma monografia e uma tese. A partir deles, foi possível perceber a importância do ensino da Língua Inglesa nos anos inicias do Ensino Fundamental I, bem como a necessidade de o profissional da educação estar sempre atualizado, envolvido e revendo diariamente sua prática pedagógica.
Abstract: The English language is considered the most spoken language in the world, being considered as a universal language, in which the number of speakers of this language is growing, and this language has been increasingly part of people's lives, since it is present in films, games, videos, among others, because for Freire (2021), learning a foreign language, in this case, English, during childhood tends to occur more easily, as it happens in a way relaxed. In view of this, the importance of teaching this language in the early years of Elementary School I is remarkable, especially in Public Schools, which are offered from the 6th year onwards, in accordance with the rules of the National Common Curricular Base (BNCC). In this context, the present article entitled “English language teaching in the early years of elementary school in public schools” has the general objective of discussing the role of the English language in the early years of Elementary School I in Brazilian public schools. Thus, an exploratory research of a qualitative nature was carried out, which took place through a bibliographic survey of articles, theses, monographs and dissertations on the platforms “Google Academic” and in CAPES Journals based on the keywords “English in fundamental I” , “Teaching English in Early Years”, “English in Early Childhood Education”. For this, a filter was applied with the inclusion criteria for the selection of works that met the objective of the research, they were: works that are truly linked to the objectives of this research; present data that are relevant to achieving the final result; it is published in Portuguese; period stipulated between 2009 and 2022. Five works were selected, three articles, a monograph and a thesis. From them, it was possible to perceive the importance of teaching the English language in the early years of Elementary School I, as well as the need for education professionals to be always up to date, involved and reviewing their pedagogical practice daily.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ensino
Língua Inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33935
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TallytaMontiellyMangueiradeSousa_TCC.pdfTCC1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TallytaMontiellyMangueiradeSousa_TERMO.pdfTERMO432,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons