Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33944
Tipo: TCC
Título: Dificuldades na aprendizagem da língua inglesa no ensino fundamental: uma revisão de literatura
Autor(es): Correia, Renato Cruz
Primeiro Orientador: Baldissera, Elaine Espíndola
Resumo: A Língua Inglesa, nos dias atuais, adquiriu uma enorme importância no mundo, pois, vem se tornando uma das principais línguas estrangeiras mais utilizada pela sociedade mundial nos últimos tempos, embora o inglês esteja presente em nosso cotidiano, inclusive na sala de aula desde cedo, ainda há um déficit no ensino dessa língua, Nesse sentido, professores e alunos enfrentam diversas dificuldades no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa no ensino fundamental, devido a essa problemática, o estudo teve como objetivo analisar e identificar as principais dificuldades no aprendizado do ensino da língua inglesa no ensino fundamental através de um estudo de revisão bibliográfica de literatura realizada no mês de outubro de 2022 nas bibliotecas SciELO e Google Acadêmico, a partir de descritores e critérios de elegibilidade previamente estabelecidos, a partir da combinação de descritores, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, eliminação dos artigos repetidos entre as bases, leitura de título e resumo, obteve-se um total de 05 artigos para composição da amostra do estudo. Após a análise minuciosa da amostra, foi possível identificar fatores que dificultam na aprendizagem da língua inglesa no ensino fundamental como ambiente inadequado, material didático limitado, aperfeiçoamento do professor, quantidade de aulas semanais, leitura e interpretação de texto e desmotivação. Conclui-se que há diversas barreiras que interferem no ensino da língua inglesa e que identificar essas barreiras se torna fundamental para traçar intervenções efetivas que possibilitem transformar essa realidade, melhorando a qualidade do ensino.
Abstract: The English language, nowadays, has acquired enormous importance in the world, as it is one of the main foreign languages most used by world society. In this sense, teachers and students face several difficulties in the process of teaching and learning the English language in elementary school, due to this problem, the study aimed to identify the main difficulties in learning English language teaching in elementary school. This is a literature review study carried out in October 2022 through the SciELO and Google Scholar libraries, based on previously established descriptors and eligibility criteria, based on the combination of descriptors, after applying the inclusion criteria and exclusion, elimination of repeated articles between the bases, title and abstract reading, a total of 05 articles were obtained for the composition of the study sample. After a thorough analysis of the sample, it was possible to identify factors that hinder the learning of the English language in elementary school, such as an inadequate environment, limited didactic material, teacher improvement, number of weekly classes, reading and text interpretation, and lack of motivation. It is concluded that there are still several barriers that interfere with the teaching of the English language and that identifying these barriers is essential to outline effective interventions that make it possible to transform this reality, improving the quality of teaching.
Palavras-chave: Língua Inglesa
Dificuldade de Aprendizado
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33944
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenatoCruzCorreia_TERMO.pdfTERMO171,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
RenatoCruzCorreia_TCC.pdfTCC765,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons