Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33953
Tipo: | Dissertação |
Título: | YouTube, ensino de bateria e cultura participativa digital : reflexões a partir de dois canais |
Autor(es): | Potiguara, Lucas Benjamin |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Juciane Araldi |
Resumo: | Esta dissertação investigou os canais do YouTube Tocando bateria do zero e Marques Galles Drumcamp voltados para o ensino de bateria. A pesquisa teve como objetivo compreender como os produtores de conteúdo de bateria no YouTube articulam suas práticas de ensino com as especificidades da cultura participativa digital e como objetivos específicos: caracterizar o YouTube enquanto fenômeno da cultura participativa digital e espaço de ensino e aprendizagem de música; conhecer o perfil artístico e de formação dos bateristas selecionados; analisar o papel das técnicas de produção de vídeo, formatos e conteúdos nas práticas de ensino dos bateristas; observar como a participação e interação entre produtor e público influencia na produção dos canais estudados. Como referências teóricas trago a cultura participativa digital e o YouTube. O YouTube é entendido como um ambiente com características próprias de compartilhamento e consumo de conteúdo, permitindo experiências únicas de ensino e aprendizagem e a cultura participativa digital representa um cenário dinâmico onde indivíduos não só consomem, mas também produzem e compartilham conteúdo musical digital, interagindo constantemente por meio de criações, comentários e discussões, refletindo a diversidade de participação e expressão no ambiente digital. A metodologia desta pesquisa é de caráter qualitativo e utilizou a internet como objeto, local e instrumento de investigação, tendo como base entrevistas semiestruturadas realizadas online e análise documental de algumas produções audiovisuais dos canais investigados. A partir dos dados coletados, foi possível perceber que o YouTube é muito mais do que um canal de distribuição de vídeos; ele é um espaço dinâmico e interativo onde os educadores e músicos ajustam suas abordagens para atender às demandas tanto do público quanto da plataforma. |
Abstract: | This dissertation investigated the YouTube channels Playing Drums from Scratch and Marques Galles Drumcamp specifically for teaching drums. The research aimed to understand how producers of drum content on YouTube articulate their teaching practices with the specificities of digital participatory culture and as specific objectives: to characterize YouTube as specific to digital participatory culture and a space for teaching and learning music; to know the artistic and training profile of the selected drummers; to analyze the role of video production techniques, formats and content in the teaching practices of drummers; to observe how the participation and interaction between producer and public influence the production of the channels studied. As theoretical references, I bring digital participatory culture and YouTube. YouTube is understood as an environment with its own characteristics of sharing and consuming content, allowing unique teaching and learning experiences, and digital participatory culture represents a dynamic scenario where individuals not only consume, but also produce digital musical content, constantly interacting through creations, comments and discussions, reflecting the diversity of participation and expression in the digital environment. The methodology of this research is qualitative and used the internet as the object, location and instrument of investigation, based on semi-structured interviews conducted online and documentary analysis of some audiovisual productions of the investigated channels. From the data collected, it was possible to perceive that YouTube is much more than a video distribution channel; it is a dynamic and interactive space where educators and musicians adjust their approaches to meet the demands of both the audience and the platform. |
Palavras-chave: | YouTube Cultura participativa digital Ensino de bateria Digital participatory culture Drum teaching |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33953 |
Data do documento: | 25-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucasBenjaminPotiguara_Dissert.pdf | 5,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons