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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33963
Tipo: TCC
Título: Barba, cabelo, bigode e marketing: análise dos estímulos sensoriais durante a experiência de consumo em uma barbearia
Autor(es): Moura, Gabriel Trocoli de
Primeiro Orientador: Soares Neto, João Batista
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a influência dos estímulos sensoriais na experiência de consumo dos clientes em uma barbearia, com foco nos sentidos de visão, audição, olfato e tato. A pesquisa foi realizada na Barbearia Oliveira, em João Pessoa (PB), utilizando uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas para coletar dados dos consumidores. Os resultados indicam que os estímulos sensoriais, como cores, fragrâncias e texturas, desempenham um papel crucial na satisfação dos clientes, influenciando sua percepção de qualidade e conforto. A cor preta foi associada à sofisticação e elegância, enquanto fragrâncias cítricas trouxeram sensações de frescor e bem-estar. O toque, especialmente em móveis e utensílios, foi destacado como o estímulo sensorial mais impactante, reforçando a confiança dos clientes da barbearia Oliveira, onde foi realizada a pesquisa, no serviço prestado. Conclui-se que a gestão eficaz dos estímulos sensoriais pode melhorar significativamente a experiência do consumidor em barbearias, aumentando sua lealdade e satisfação.
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar a influência dos estímulos sensoriais na experiência de consumo dos clientes em uma barbearia, com foco nos sentidos de visão, audição, olfato e tato. A pesquisa foi realizada na Barbearia Oliveira, em João Pessoa (PB), utilizando uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas para coletar dados dos consumidores. Os resultados indicam que os estímulos sensoriais, como cores, fragrâncias e texturas, desempenham um papel crucial na satisfação dos clientes, influenciando sua percepção de qualidade e conforto. A cor preta foi associada à sofisticação e elegância, enquanto fragrâncias cítricas trouxeram sensações de frescor e bem-estar. O toque, especialmente em móveis e utensílios, foi destacado como o estímulo sensorial mais impactante, reforçando a confiança dos clientes da barbearia Oliveira, onde foi realizada a pesquisa, no serviço prestado. Conclui-se que a gestão eficaz dos estímulos sensoriais pode melhorar significativamente a experiência do consumidor em barbearias, aumentando sua lealdade e satisfação.
Palavras-chave: Estímulos sensoriais
Marketing sensorial
Barbearia
Experiência de consumo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33963
Data do documento: 7-Out-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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