Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3397
Tipo: TCC
Título: Uma contribuição para mitigar as dificuldades dos alunos do 6º ano acerca da Resolução de Problemas que envolvem divisão
Autor(es): Oliveira, Jéssica de Fátima Pontes de
Primeiro Orientador: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar as dificuldades dos alunos sobre o conteúdo de divisão e propor o uso da Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino contribuinte para o processo de ensino e a aprendizagem desses alunos. O estudo foi desenvolvido com os alunos de 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Getúlio Vargas,no município de Lagoa de Dentro/PB. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa em relação aos objetivos caracteriza-se como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com a finalidade de apresentar um estudo sobre o conteúdo de divisão a partir da utilização da resolução de problemas. A pesquisa teve caráter bibliográfico por ter sido baseada em estudos existentes nessa linha de raciocínio, assim tomando como referências os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, os Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba, além dos matemáticos George Polya e Onuchic. Já em relação ao método de abordagem, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. E de acordo com os instrumentos utilizados na coleta de dados da pesquisa foram às atividades realizadas na Oficina Pedagógica com uma lista de problemas e um questionário diagnóstico, este contendo 15 questões fechadas relacionadas ao estudo proposto. Mediante aos resultados, observou-se que os alunos sentem muita dificuldade ao interpretar problemas, especificamente problemas de divisão.Contudo, os dados obtidos através da aplicação do questionário e dos problemas permitem afirmar que segundo a opinião da grande maioria dos alunos a metodologia proposta é eficaz no que se diz respeito ao estudo sugerido.
Abstract: This work had the general objective to analyze the difficulties of the students on the content of division and to propose the use of Problem Solving as a teaching methodology that contributes to the teaching process and the learning of these students. The study was developed with the 6th grade students of the Getúlio Vargas State School of Primary Education in the city of Lagoa de Dentro/PB. The methodology used for the development of the research in relation to the objectives is characterized as exploratory and descriptive. The technical procedures used are characterized as bibliographic research and case study, with the purpose of presenting a study on the content of division from the use of problem solving. The research had a bibliographic character because it was based on existing studies in this line of reasoning, thus taking as reference the National Curricular Parameters (PCN) for 3rd and 4th cycles of Elementary Education, The Curricular Frameworks of Elementary Education of the State of Paraíba, besides the mathematicians George Polya and Onuchic. Regarding the method of approach, it is characterized as a qualitative and quantitative research. And according to the instruments used in the data collection of the research were the activities carried out in the Pedagogical Workshop with a list of problems and a diagnostic questionnaire, containing 15 closed questions related to the proposed study. Through the results, it was observed that students feel very difficult when interpreting problems, specifically problems of division. However, the data obtained through the application of the questionnaire and the problems allow us to state that according to the opinion of the great majority of the students, the methodology proposed is effective with regard to the suggested study.
Palavras-chave: Resolução de Problemas
Metodologia
Divisão
Ensino da Matemática
Solving Problems
Methodology
Division
Mathematics Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3397
Data do documento: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFPO18012018.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons